Leia também:
X Por que o novo coronavírus não é uma pandemia?

Covid-19: Casos confirmados no Brasil sobem para 25

Com 16 ocorrências, São Paulo lidera número de confirmações

Paulo Moura - 09/03/2020 13h54 | atualizado em 09/03/2020 14h34

Coletiva fala dos casos de coronavírus no Brasil Foto: MS/Erasmo Salomão

O Ministério da Saúde (MS) confirmou mais seis casos de Covid-19 no Brasil. Com isso, a doença causada pelo novo coronavírus agora totaliza 25 ocorrências confirmadas no país. Dos novos casos, três foram registrados em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais e um em Alagoas.

Segundo a pasta da Saúde, o Brasil monitora atualmente 663 casos suspeitos e outros 632 já foram descartados. Em nota, a pasta afirmou que vai ampliar a assistência hospitalar como medida para combater o coronavírus no país.

– Os primeiros reforços serão na atenção primária, a porta de entrada para receber os pacientes no SUS, para evitar que as pessoas procurem os hospitais em um cenário de grande circulação do coronavírus. O programa Saúde na Hora será ampliado nos municípios, aumentando as unidades de saúde que ficam abertas até às 22h ou aos finais de semana para atender à população – disse o ministério.

O MS também anunciou que mudou os critérios de classificação de caso suspeito e passou a incluir todas as pessoas que chegarem ao Brasil vindo de países da América do Norte, Europa e Ásia com sintomas como febre, coriza, tosse e falta de ar. Na definição anterior, se enquadravam nos casos suspeitos apenas os passageiros oriundos de países com transmissão local da doença.

– A vigilância epidemiológica brasileira continua considerando nexo causal viajantes que chegam ao país vindos da Austrália, de países da América Central e do Sul, que estejam na classificação da OMS como de transmissão local – completou a pasta.

Leia também1 "Pânico com coronavírus não é compatível com a realidade"
2 Itália decide isolar 16 milhões em razão do coronavírus
3 Por que o novo coronavírus não é uma pandemia?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.