Leia também:
X Covid-19: Pfizer quer garantir uso emergencial da vacina

Campanhas de multivacinação e vacina contra pólio fazem dia D

Todas as 18 vacinas previstas no calendário serão oferecidas de forma gratuita

Paulo Moura - 17/10/2020 08h27

Campanhas de vacinação têm seus Dias D neste sábado Foto: Reprodução

As campanhas nacionais de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite realizam seus Dias D neste sábado (17) em todo o país. O objetivo da ação é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos em diversas imunizações e de vacinar os menores de 5 anos contra a pólio.

A multivacinação e a vacinação contra a pólio são campanhas separadas que estão ocorrendo ao mesmo tempo e ambas encerram no próximo dia 30 de outubro. Todas as 18 vacinas previstas no calendário serão oferecidas de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As imunizações protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Na campanha da pólio, a meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Já as crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Leia também1 Bolsonaro enquadra Doria e diz que vacina não será obrigatória
2 Covid: Weintraub critica Doria e obrigatoriedade de vacina em SP
3 Doria dá ultimato ao Ministério da Saúde sobre vacina chinesa
4 Paulistas se revoltam com Doria por vacina obrigatória: 'Ditador'
5 Vacina chinesa contra a Covid-19 será obrigatória em SP, diz Doria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.