Leia também:
X Professor tenta ajudar vítimas de deslizamento e desaparece

Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus, diz governo

Atualização foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira

Henrique Gimenes - 03/03/2020 18h08

Nesta terça-feira (3), o Ministério da Saúde divulgou que o número de casos suspeitos de Coronavírus no Brasil subiu para 488. Até o momento, já foram descartados 240 casos e outros dois foram confirmados.

Durante entrevista coletiva, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que pacientes que voltaram dos Estados Unidos (EUA) agora e tiverem sintomas precisam ser avaliados. Ele informou, no entanto, que pessoas que apresentarem sintomas leves não devem buscar os postos de saúde.

– Mesmo quem tenha vindo desses países [da lista de alerta], mas tem sintomas leves ou está assintomático não deve buscar o posto de saúde. Se nós fizermos isso, vamos encher nossas unidades de saúde com casos leves e assintomáticos. Nós gradativamente temos que desmobilizar esse movimento – apontou.

De acordo com Gabbardo, em casos como este o melhor a fazer é ligar para o número 136.

– Nesses casos, é muito melhor que ligue para o 136 e peça uma orientação. O critério é o mesmo de anteriormente. As pessoas quando ficavam gripadas iam todas ao posto de saúde? Não. Nós não precisamos impor que as pessoas com sintomas leves vão a uma unidade de saúde – ressaltou.

Leia também1 Banco Central dos EUA corta juros devido ao coronavírus
2 Confirmado 1º caso do novo coronavírus na Argentina
3 COI anuncia que datas das Olimpíadas estão mantidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.