Leia também:
X Coronavírus é emergência de saúde internacional, diz OMS

Brasil segue com nove casos suspeitos de coronavírus

Anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira

Henrique Gimenes - 30/01/2020 17h21 | atualizado em 30/01/2020 18h02

Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde afirmou que está monitorando nove casos suspeitos de coronavírus no país. O número é o mesmo que o divulgado no balanço desta quarta-feira (29).

O anúncio foi feito durante uma coletiva com João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, e Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde. De acordo com a Pasta, apesar do número ser igual ao de ontem, não significa que são todos os mesmos casos.

– 43 pessoas foram notificadas e verificadas no Ministério da Saúde. Desses 43, entendemos que 9 deles se enquadram em casos suspeitos. Conseguimos, por meio das capacidades laboratoriais de cada estado, descartar 6 casos e excluir 28 – afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

Ele ainda explicou que, no Rio Grande do Sul, um paciente que havia sido descartado voltou a ser considerado suspeito.

– Cada caso está sendo discutido. Às vezes, temos situações que precisam ser reavaliadas, e a tabela também precisa ser aprimorada. No Rio Grande do Sul, por exemplo, um paciente de ontem [quarta-feira] que tinha sido descartado de coronavírus passou a ter uma evolução clínica que apresentou sintomas que fizeram com que ele voltasse para um caso suspeito – ressaltou.

Os casos estão sendo investigados nos seguintes estados: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).

Leia também1 Coronavírus é emergência de saúde internacional, diz OMS
2 Brasil descarta o 4º dos 9 casos suspeitos de coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.