Leia também:
X Veja cinco sinais de que o seu corpo precisa de água

Brasil registra mais de 70 mil casos de tuberculose

10% dos afetados são presidiários

Ana Luiza Menezes - 24/03/2019 18h00 | atualizado em 25/03/2019 17h45

Este domingo marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose Foto: Pixabay

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 72 mil novos casos de tuberculose no ano passado. Para a pasta, a doença tem relação direta com fatores como exclusão social e pobreza.

Do total de casos contabilizados, 10,4% são presidiários, 8,7% pessoas com HIV, 2,5% moradores de rua e 1% indígenas. Em 2017, o número de doentes foi maior, chegando a 73 mil. Apesar disso, os números continuam preocupantes.

Ao todo, 4,5 mil pessoas morreram da doença em 2017 e 4,4 mil no ano anterior, no país. Os números de 2018 ainda não foram divulgados.

Ciente de que este domingo (24) é marcado como Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Ministério da Saúde decidiu lançar uma campanha. O objetivo da ação é alertar quanto aos sintomas da doença.

O público-alvo da mobilização são os homens de 25 a 40 anos, que representam a faixa etária mais afetada. Entre os sintomas, os principais são tosse por três semanas, febre vespertina, sudorese noturna, cansaço e emagrecimento.

O governo também visa criar uma conscientização da importância de não interromper o tratamento, que dura pelo menos seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na 20ª colocação dos 30 países que mais têm casos da doença.

Leia também1 Veja cinco sinais de que o seu corpo precisa de água
2 Político contrário às vacinas é internado com catapora

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.