Varíola dos macacos: Brasil compra 50 mil doses da vacina
Imunizantes devem chegar no mês de setembro
Thamirys Andrade - 30/07/2022 11h23 | atualizado em 30/07/2022 11h27

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (29), que encomendou 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a previsão é de que os imunizantes cheguem ao Brasil no mês de setembro.
– O Ministério da Saúde fez sua encomenda à [Organização Pan-Americana da Saúde] Opas de 50 mil doses de vacina. Para se ter uma ideia, para toda a região das Américas, o pedido do fundo rotatório é da aquisição de 100 mil doses de vacinas – anunciou durante entrevista coletiva nesta sexta.
Entretanto, a pasta explicou que não há planos de imunização em massa e, por ora, a vacinação contemplará apenas grupos específicos, como profissionais da saúde.
O ministério admite, porém, que, caso a doença avance no país, pode fazer parceria com laboratórios como o Butantan, para facilitar o recebimento dos imunizantes.
Até o momento, a doença se encontra no primeiro estágio da escala de contágio, denominada “surto”, que ocorre quando há um crescimento repentino e inesperado de infecções. Os próximos estágios são epidemia e pandemia, semelhante ao que ocorreu com a Covid-19.
Leia também1 Primeiro morto por varíola dos macacos no Brasil tinha câncer
2 OMS: Varíola dos macacos no Brasil é "muito preocupante"
3 Brasil tem primeiros casos de crianças com varíola do macaco
4 OMS declara varíola dos macacos emergência global
5 Pandemia de Covid-19 está "longe de terminar", avalia OMS