Leia também:
X Leite materno pode ajudar a prevenir dermatite em bebês

Brasil é o 3º no ranking de países com surto de sarampo

Índice de vacinação em crianças de 1 ano foi baixo

Mayara Macedo - 01/03/2019 09h05 | atualizado em 01/03/2019 09h13

O índice de vacinação em crianças de 1 ano não bateu a meta Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo feito pela Unicef revelou que o Brasil está na lista dos 10 países com surto de sarampo no mundo, ocupando o terceiro lugar. Por aqui já são mais de 10 mil casos registrados da doença.

– Os níveis alarmantes de sarampo no mundo estão sendo aumentados por vários países que haviam sido declarados livres da doença – afirmou a agência.

Apesar de ter recebido um certificado da Organização Mundial da Saúde pela eliminação e circulação do vírus do sarampo no país e a América Latina ter sido declarada livre da doença, o Brasil é um dos países que tem contribuído para o crescimento desse índice. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus entrou no país após o surto que houve na Venezuela, que faz fronteira com o país.

– Não importa como e por onde o vírus entrou no Brasil. Se começaram a haver casos no país, é porque a cobertura vacinal, principalmente das crianças, não estava boa – alegou a Chefe de Saúde e HIV do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque para o R7.

Uma das maiores preocupações é a meta não atingida de vacinação em crianças de 1 ano de idade, que atingiu apenas 92%. O indicado pela OMS é 95%. O público alvo da campanha de vacinação feita em 2018 eram crianças de 1 a 5 anos, idade que podia ser reduzida para 6 meses em caso de surtos. Ainda segundo Cristina, os bebês são os mais vulneráveis e podem desenvolver a doença com mais gravidade.

Leia também1 Leite materno pode ajudar a prevenir dermatite em bebês
2 "Luto não é uma doença" diz especialista sobre tragédias
3 Veja quem deve tomar a vacina contra a Meningite B

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.