Leia também:
X “Após décadas de destruição, o Brasil está se reerguendo”

Auxílio-doença poderá passar a ser pago por empresas

Mudança está sendo estudada pelo governo federal, segundo o secretário especial da Previdência e Trabalho

Ana Luiza Menezes - 21/10/2019 20h20 | atualizado em 21/10/2019 20h29

Secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho Foto: José Cruz/Agência Brasil

O auxílio-doença devido a trabalhadores afastados do trabalho por motivos de saúde poderá ser pago pelas empresas, em vez ser pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A mudança está sendo estudada pelo governo federal, segundo o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

A medida seria uma forma de acelerar o pagamento do benefício, que pode atrasar por causa do tempo de espera até a análise do médico perito da Previdência Social. O reembolso para a empresa, segundo Marinho, seria por abatimento em imposto federal devido ao governo.

– A empresa pode fazer a compensação no mesmo mês, com outro imposto. É um processo meramente contábil. Não significa nenhum aumento de carga tributária – disse Marinho.

As declarações dele foram dadas durante entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. O tema foi antecipado pelo jornal Estado de S.Paulo.

Os primeiros quinze dias de afastamento do empregado já são custeados pelas empresas. O auxílio-doença passa a ser pago pelo INSS somente após a perícia médica.

Porém, há perícias que levam mais de um mês para serem realizadas, período em que o funcionário fica sem pagamento -não recebe da empresa, porque está afastado, nem do INSS porque o benefício ainda não foi liberado. A ideia é que a empresa assuma o pagamento, beneficiando o trabalhador.

A mudança, segundo disse o secretário à rádio, será apresentada com o relatório da Medida Provisória 891/2019, que trata do 13º benefício dos segurados. A relatoria é do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE).

A MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) determina que os segurados do INSS recebam o 13º salário neste ano. O pagamento, conforme o texto, deve ser pago em duas vezes -a primeira em agosto e a segunda em novembro-, a exemplo do que ocorreu nos outros anos.

– É importante garantirmos que trabalhadores da iniciativa privada em situação de enfermidade recebam seus salários sem interrupção. Para isso é necessário quebrar a burocracia do INSS facilitando assim a vida do trabalhador. Se o pagamento do auxílio-doença for feito pela própria empresa contratante, e não pelo INSS, como ocorre atualmente, fica melhor para o funcionário e para o empresário, que terá dedução em impostos – escreveu o relator em sua página no Facebook.

Rogério Marinho esteve na capital gaúcha nesta segunda-feira (21) para encontrar com lideranças empresariais de diversas entidades como Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Marinho também palestrou sobre o tema As Reformas e a Sustentabilidade na Saúde, no hotel São Plaza Rafael.

*Folhapress

Leia também1 Ministro diz que não imunizar uma criança é negligência
2 Atriz tem alta após redução de 30% da massa encefálica
3 USP cria teste para identificar zika com maior precisão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.