Leia também:
X Igreja de Jesus Cristo inaugura templo do Rio e abre ao público

Anvisa recolhe fórmulas por suspeita de contaminação

Fórmulas infantis são alimentos destinados à alimentação de lactentes

Pleno.News - 23/03/2022 18h36 | atualizado em 24/03/2022 16h04

Fachada do edifício sede da Anvisa Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition. De acordo com o comunicado, os produtos sob recolhimento têm um número de vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior.

O recolhimento ocorre após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação sobre quatro internações de lactentes (bebês com menos de 6 meses de idade) com um óbito, após o consumo de tais produtos.

ALERTA INTERNACIONAL
A Agência recebeu um alerta internacional sobre o início do recolhimento voluntário de fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition, fabricados na planta de produção de Sturgis, no estado norte-americano de Michigan.

A FDA está investigando as quatro internações de lactentes já mencionadas e o óbito ocorrido após o consumo das referidas fórmulas infantis. Três dos bebês apresentaram infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella Newport.

As descobertas da FDA, até o momento, incluem vários resultados positivos de Cronobacter em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition localizadas na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. Além disso, uma revisão dos registros internos da Abbott também indica contaminação ambiental com Cronobacter sakazakii e a destruição do produto devido à presença dessa bactéria, de acordo com o alerta da FDA. A empresa afirma que, em análises laboratoriais, não detectou essas bactérias no produto e que o recolhimento seria preventivo.

O alerta foi realizado por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan) e está disponível no link https://www.foodsafetynews.com/2022/02/multiple-countries-received-recalled-infant-formula-linked-to-deadly-outbreak/.

COMO RECONHECER OS PRODUTOS RECOLHIDOS
Confira na ilustração abaixo como consultar a numeração dos lotes. Exemplos de lotes recolhidos podem ser acessados no link https://www.foodsafetynews.com/2022/02/multiple-countries-received-recalled-infant-formula-linked-to-deadly-outbreak/.

A empresa norte-americana informou, inicialmente, que o recolhimento dos produtos ocorreria nos seguintes países de distribuição, além dos Estados Unidos: Austrália, Bahrein, Barbados, Bermudas, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Egito, Guam, Guatemala, Hong Kong, Índia, Indonésia, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Malásia, México, Nova Zelândia, Omã, Peru, Porto Rico, Qatar, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Sudão, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Vietnã.

Em recente atualização, conforme informação que consta no link https://www.similacrecall.com/int/en/home.html, o Brasil passou a integrar a lista de países com possível distribuição do(s) produto(s) em questão, sob responsabilidade da Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., que pode ser contatada pelo telefone 08008912690 ou pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com.

A Anvisa publicou uma medida preventiva, por meio da Resolução RE 682, de 3 de março de 2022, proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da Abbott Nutrition, que apresentem em suas rotulagens ou embalagens os seguintes códigos: os dois primeiros dígitos do código entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, tendo como data de validade 1º/4/2022 ou data posterior.

Ao mesmo tempo, a Agência abriu um processo investigativo junto à importadora Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., de forma a identificar os lotes específicos dos produtos que foram comercializados pela empresa em território nacional, e tão logo receba as informações da empresa irá adotar as medidas pertinentes para a ampla divulgação dos alertas necessários à retirada dos produtos no mercado brasileiro.

REGULARIDADE DAS FÓRMULAS RECOLHIDAS
Fórmulas infantis são classificadas como alimentos que necessitam de registro na Anvisa previamente à sua comercialização ou importação. O rótulo do produto deve informar o número de registro do produto na Agência.

O consumidor deve ficar atento e adquirir somente produtos com procedência conhecida. Para confirmar o registro do produto, sugerimos consultar a base de dados disponível no portal da Anvisa: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/.

Recomenda-se também que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio de comércio eletrônico, devido à dificuldade em conhecer a origem e a regularidade do produto.

Atualmente, a única fórmula infantil registrada na Anvisa pela Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. É a fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes da marca Similac Sensitive, registro 4.7432.0345.

O QUE FAZER SE ENCONTRAR UM PRODUTO QUE É ALVO DO RECOLHIMENTO
Se você utiliza produtos da marca Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum ou EleCare, orienta-se que seja verificado o lote impresso no rótulo do produto (veja exemplo na figura). Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, recomenda-se não utilizá-lo ou oferecê-lo para o consumo por bebês, além de entrar em contato com a Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., pelo telefone 08008912690 ou pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com, para receber orientações de como fazer a devolução do produto.

ORIENTAÇÕES PARA USO DE FÓRMULAS DE MANEIRA SEGURA
Somente utilize fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os 6 meses de vida.

Leia todas as instruções de preparação presentes no rótulo. A correta higienização de utensílios que entram em contato com a fórmula, como mamadeiras, copos e colheres, é fundamental para garantir a segurança do produto.

Além disso, deve-se sempre realizar a diluição na quantidade adequada e na temperatura segura (70ºC), que garante o menor risco de contaminação por microrganismos perigosos, como bactérias do gênero Cronobacter e Salmonella.

POSICIONAMENTO ABBOTT
A assessoria da Abbott Laboratórios do Brasil Ltda, procurou nossa reportagem e enviou seu posicionamento:

Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los. Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade.

*Informações da Anvisa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.