Leia também:
X Brasil tem 76 casos de varíola dos macacos confirmados

Anvisa mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos

Decisão foi tomada de forma unânime pelos diretores da autarquia

Paulo Moura - 06/07/2022 15h15 | atualizado em 06/07/2022 15h33

Cigarro eletrônico seguirá com venda proibida no Brasil Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição de venda, importação e publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. A decisão foi tomada de forma unânime pelos diretores da autarquia, que aprovaram uma Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) sobre o item nesta quarta-feira (6).

Com a decisão, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa sobre os cigarros eletrônicos, que está em vigor desde 2009, deve passar por uma reforma. O diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, foi sorteado para ser o relator da revisão da medida.

Como próximos passos, os diretores da entidade devem lançar uma consulta pública à sociedade sobre o uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs). Pontos como a fiscalização da venda desses produtos também devem ser discutidos. O debate sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos voltou a ser realizado pela agência em razão do crescente uso do item entre jovens.

A decisão de manter a proibição já tinha sido recomendada pela Gerência-Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, derivados ou não do Tabaco (GGTAB). Segundo o órgão, que faz parte da Anvisa, não há evidências científicas que indiquem atualmente uma regulamentação diferenciada para dispositivos eletrônicos para fumar com refis líquidos ou tabaco aquecido.

Leia também1 Gloria Perez elogia série sobre morte de sua filha
2 No Reino Unido, Boris Johnson é pressionado a renunciar
3 Barroso e Moraes faltam debate sobre ativismo judicial na Corte
4 Pacheco recebe carinho da oposição após queda de vetos
5 Atropelamento no DF: Motorista afirma que teve mal súbito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.