Leia também:
X A partir de julho, planos deverão cobrir tratamento de autismo

Anvisa determina recolhimento e interdição de lotes de losartana

Princípio ativo compõe os remédios anti-hipertensivos mais usados no país

Pleno.News - 24/06/2022 13h39 | atualizado em 24/06/2022 15h59

remedio-losartana-recolhido-910x569
Remédio losartana será recolhido Foto: Divulgação/Sanofi Medley

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (23), o recolhimento e a interdição de lotes de medicamentos, de diversas empresas, que contêm losartana. A medida é preventiva e pacientes não devem interromper o tratamento. O princípio ativo compõe os remédios anti-hipertensivos e contra insuficiência cardíaca mais usados no país.

A decisão se deu após a descoberta da impureza “azido” acima dos limites de segurança. Essas impurezas podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo e têm potencial mutagênico, segundo a Anvisa.

A orientação da agência é de que pessoas que estejam fazendo uso dos lotes interditados ou recolhidos continuem o tratamento. Em caso de dúvida, devem contatar um médico.

– Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica – recomenda a Anvisa.

– Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca – complementou a agência.

Para trocar o medicamento, o paciente pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca. Os meios para contato estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

Para ver se o medicamento em uso está entre os com ordem de recolhimento, clique aqui.

AZIDO
Conforme a Anvisa, desde que foi descoberta, em setembro do ano passado, a possibilidade da presença do azido na losartana, a agência tem atuado junto às farmacêuticas. Autoridades reguladoras de outros países também adotaram ações de recolhimento, como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, República Tcheca e Cingapura.

Para tomar a decisão, a Anvisa disse ter ouvido também a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em março, a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que faria recolhimento de todos os lotes de remédios com princípio ativo losartana devido às impurezas. A medida é também preventiva.

*AE

Leia também1 A partir de julho, planos deverão cobrir tratamento de autismo
2 Varíola dos macacos: Reino Unido quer vacinar homens gays
3 Dificuldade de ficar numa perna só pode indicar risco de morte
4 Bolsonaro confirma ampliação do Auxílio Brasil para R$ 600
5 Candidato morre em teste físico de concurso para a polícia do RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.