Leia também:
X Mortes de Vanucci e Maradona alertam para doenças cardíacas

A internet está “emburrecendo” as pessoas? Especialista explica

Neurocientistas apontam relação entre a internet e a diminuição do QI

Monique Mello - 30/11/2020 16h04 | atualizado em 30/11/2020 16h34

 Especialistas apontam que a internet atrapalha o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes
Especialistas apontam que a internet atrapalha o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes Foto: Pixabay

O diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, neurocientista Michel Desmuget, publicou recentemente o livro “Fábrica de Cretinos Digitais”. Na publicação, ele apresenta provas de que os dispositivos digitais estão afetando seriamente o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes.

O artigo de Desmuget ganhou repercussão mundial. Segundo ele, o QI é medido por um teste padrão.

– No entanto, não é um teste ‘estático’, sendo frequentemente revisado. Meus pais não fizeram o mesmo teste que eu, por exemplo, mas um grupo de pessoas pode ser submetido a uma versão antiga do teste – conta.

Para o pesquisador, o que se sabe com certeza é que, mesmo que o tempo de tela de uma criança não seja o único culpado, isso tem um efeito significativo em seu QI.

– Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo). Em última análise, esses impactos levam a uma queda significativa no desempenho acadêmico – acrescenta.

NEUROCIENTISTA LUSO-BRASILEIRO AVISOU ANTES

Fabiano de Abreu, neurocientista, já havia publicado em dezembro de 2018 um artigo científico com o nome ‘A internet está deixando as pessoas menos inteligentes’ no Brazilian Journal of Development que chegou a ser divulgado em apenas um veículo de comunicação em Portugal e um em Angola.

Segundo o neurocientista, diversos fatores publicados no seu artigo científico comprovam essa afirmação. Ele garante que estamos modificando nosso cérebro, que aumentava o seu QI com a evolução.

Fernando Abreu é neurocientista luso-brasileiro e realizou pesquisa sobre a relação internet x QI, em 2018
Fernando Abreu é neurocientista luso-brasileiro e realizou pesquisa em 2018 Divulgação/MF Press Global

– Com a tecnologia, fomos “desmamados” do nosso ambiente e território. O nosso esforço para o alcance diminuiu, mudamos a chave evolutiva de forma abrupta e condicionamos o cérebro numa evolução distinta da que estava a discorrer, formatando assim “tipos” de inteligências com novas vertentes. O meio ambiente deixou de desafiar o homem e passou a absorvê-lo. Pela primeira vez na história evolutiva, não há a necessidade de batalhar para dar o passo à frente, mesmo que a condição seja a mesma referente ao cérebro que ainda é primitivo – explica ao Pleno.News.

Segundo o pesquisador, que também é Mestre e Doutor em Psicologia, o objetivo do artigo é demonstrar que a internet é um mundo aberto ao facilitismo, pois com ela as pessoas deixam de usar o cérebro como deveriam ou poderiam. Ele afirma também que as crianças de hoje vêm a maior das dificuldades em tarefas tão banais como a leitura ou a pesquisa e estão viciadas no mundo on-line, que lhes garante elevada dose de dopamina num único clique. As conquistas são fáceis e alcançáveis em quase todas as aplicações, seja um like numa rede social ou uma meta de um jogo.

A Internet simplificou a busca pela informação; é como se não precisássemos mais de mastigar, apenas engolir

– Este tipo de rotina cria um ciclo vicioso, a necessidade de dopamina gera mais ansiedade e esta leva ao cansaço devido ao cortisol e outros hormônios liberados que resultam na fadiga. Armazenamos com a emoção e não há mais emoções para armazenamentos que façam a diferença. As emoções estão condicionadas às realidades virtuais. O ciclo de conquistas nos coloca numa ansiedade que prejudica a atenção e na falta de foco não há memorização e, sem memorização, não há aquisição de conhecimento, voltamos à um ciclo vicioso, e é para quebrar esse novo paradigma – finaliza o especialista.

 

Leia também1 Dia Nacional do Doador de Sangue: Veja dúvidas frequentes
2 TIM lança app "politicamente correto" contra termos racistas
3 Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher
4 Homeoffice: 40% das empresas relatam melhora na produção
5 Quarentena: Histórias de quem cumpre o isolamento até hoje

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.