Leia também:
X Especialista: “A máscara deixou sequelas graves na mentalidade”

5 dicas importantes para evitar o esgotamento profissional. Leia!

O home office resultou no esgotamento profissional de muitas pessoas

Pleno.News - 15/02/2022 10h35 | atualizado em 15/02/2022 10h36

Burnout passou a ser considerado como “estresse crônico de trabalho” Foto: Unsplash

No dia 1º de janeiro deste ano, a Síndrome de Burnout passou a ser considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso” – ou seja, uma doença ocupacional. Antes, a Síndrome de Burnout era classificada como um problema de saúde mental e um quadro psiquiátrico.

O Burnout já preocupava a área de Recursos Humanos das empresas por conta da sensação de esgotamento, eficácia profissional reduzida ou descontentamento com o trabalho. Agora, a síndrome apresenta também um risco para a área jurídica e financeira da companhia.

Em um levantamento da Kenoby realizado com profissionais de Recursos Humanos, 93% deles disseram que as empresas ainda ignoram as questões de saúde mental. Entre os entrevistados, 53,4% não sabiam dizer se a empresa pretende investir em saúde mental. Outros 35% responderam que o investimento virá em menos de um ano.

Em março de 2020, quando a pandemia atingiu o Brasil, muitos profissionais tiveram que adotar o modelo de trabalho remoto. A adaptação ao home office resultou no esgotamento profissional de grande parte das pessoas que tiveram horários desrespeitados em uma rotina com chamadas de vídeos e cobranças fora do período de trabalho. Agora, no momento em que muitas empresas estão retornando ao escritório, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar novamente os funcionários, que passarão por uma nova adequação.

Por isso, listamos cinco dicas para gestores ajudarem colaboradores a evitar o esgotamento profissional no retorno ao trabalho presencial:

1. Evite entrar em contato com funcionários após o expediente
Permita que as pessoas recarreguem as energias e se desconectem do trabalho após o expediente. Não envie mensagens no WhatsApp dos colaboradores fora do horário comercial e deixe as demandas de última hora para o dia seguinte. Todas as ações que impossibilitam o descanso e não são urgentes devem ser evitadas.

2. Crie espaços para feedbacks
Forneça canais para conversas e encoraje as pessoas a buscarem ajuda antes de chegarem ao estágio de exaustão. Incentive os colaboradores a falarem sobre seus problemas profissionais em feedbacks de rotina. Isso é importante para identificar os primeiros sinais de Burnout.

3. Ofereça recursos para apoio psicológico
Programas corporativos de saúde mental podem ajudar o profissional a enfrentar desafios e se fortalecer, alcançando melhores resultados no dia a dia do trabalho. Para isso, existem diversas formas de conversar sobre o assunto com o público corporativo, seja por meio de ações pontuais, programas com profissionais especializados ou ferramentas voltadas para o bem-estar como o aplicativo do Glorify, que disponibiliza conteúdos exclusivos em áudio e texto focados em bem-estar, como meditações para lidar com a ansiedade e reflexões para relaxar e dormir melhor.

4. Incentive a prática esportiva e atividades
Embora a prática de esportes e atividades (físicas ou mentais) não estejam ligadas diretamente ao trabalho, é sabido que elas auxiliam na saúde e no bem-estar das pessoas. Portanto, incentive os funcionários a praticar exercícios físicos, estudar uma nova língua ou tocar um instrumento.

5. Promova uma cultura corporativa positiva
É fundamental promover uma cultura corporativa que transmita “segurança psicológica” e bem-estar. Ambientes com maiores níveis de ansiedade e estresse fazem com que as pessoas tenham perspectivas mais negativas e não consigam atuar de forma assertiva na resolução dos problemas. Às vezes as cobranças exageradas fazem com que os colaboradores tenham alto nível de estresse e passem a produzir menos do que podem.

Sobre o Glorify
Fundado em 2019 pelos empreendedores britânicos Henry Costa e Ed Beccle, o Glorify é um aplicativo móvel com a missão de possibilitar que pessoas em todo o mundo se conectem com Deus diariamente através de leituras bíblicas, meditações, declarações e espaço para oração e reflexão. Tem como objetivo se tornar a principal plataforma digital cristã, sendo ferramenta para o desenvolvimento do hábito de se conectar com Deus diariamente. O aplicativo está disponível para download no Google Play Store e Apple Store. Mais informações: https://glorify-app.com/pt-br.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.