Queda de bicicleta faz jornalista descobrir câncer no pulmão
A doença foi diagnosticada no início, aumentando as chances de cura
Pleno.News - 21/05/2023 20h19 | atualizado em 22/05/2023 13h43

Uma queda de bicicleta fez a jornalista Mariana Vicara, 41 anos, descobrir um câncer no pulmão. Após a queda, ela foi socorrida e durante os exames, algo não esperado aconteceu.
O câncer estava em estágio inicial, ainda assim Mariana foi encaminhada para a parte oncológica do hospital.
Dias depois, o pet scan confirmou a doença: adenocarcinoma de 2,4 centímetros no pulmão esquerdo. O nódulo estava do lado contrário à fratura gerada na costela da jornalista por causa da queda de bicicleta.
– No final da biópsia, o médico falou: “Mariana, é câncer”. Neste momento, falei: “Bora lá! O que tiver que ser feito, vou encarar”. Senti que era capaz de passar por isso e levar a mensagem de que a gente precisa se cuidar e prevenir – disse Mariana ao Metrópoles.
A comunicadora não é fumante, é nova e não estava no grupo de risco. A explicação plausível, seria uma mutação genética, porém, apenas um exame de análise genética poderia confirmar.
A falta de sintomas é comum para casos em estágio inicial como o da jornalista. Tosse, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso ou perda de apetite são comuns nos estágios mais avançados da doença.
Por ter descoberto a tempo, Mariana conseguiu retirar apenas uma parte do pulmão que estava comprometida e agora se recupera, muito confiante de que irá vencer as próximas etapas do tratamento.
Leia também1 "Lula envergonha o Brasil", diz Amoêdo após gafe com Zelensky
2 Janja posta vídeo turistando pelo Japão: "Refletindo sobre a paz"
3 CNN demite editor após exibir mulher de topless em jornal
4 Ministro do GSI vai à Câmara falar sobre atos de 8 de janeiro
5 Ministros de Lula voam de FAB e emendam os fins de semana