Leia também:
X Anemia pode causar problemas graves no coração; saiba quais são

Por que comer fruta é melhor do que tomar suco? Entenda

Especialistas explicam diferenças nutricionais entre os dois

Pleno.News - 30/10/2025 17h07 | atualizado em 30/10/2025 18h28

Sucos e frutas Foto: Freepik

Embora seja mais prático beber suco do que comer a fruta, especialistas alertam que consumir a fruta inteira é melhor para a saúde. As frutas in natura fornecem vitaminas, minerais e fibras — nutrientes essenciais para a digestão, saúde intestinal, controle de glicemia e maior sensação de saciedade.

Já os sucos, por mais naturais que pareçam, frequentemente perdem boa parte das fibras no processo de extração e, com isso, entregam açúcar e calorias de forma mais rápida, o que pode favorecer ganho de peso e risco de diabetes.

Segundo a nutricionista Clariana Colaço, os sucos têm um problema central: embora possam incluir várias frutas de uma vez, eles praticamente eliminam o trabalho de mastigar; assim, interrompem o benefício das fibras, que ajudam a moderar a absorção do açúcar.

A fibra é o “componente-chave” nessa comparação: ao fazer suco, mesmo caseiro, a maior parte das fibras é removida, e esse fato compromete os ganhos nutricionais da fruta inteira.

Comparativos nutricionais ajudam a entender por que a fruta é mais vantajosa. No caso da laranja, 100 gramas da fruta trazem cerca de 42 kcal, 2,4 g de fibras e 8,2 g de açúcares; já o suco de 240 ml pode alcançar 112 kcal, apenas 0,5 g de fibra e 21,8 g de açúcar.

No exemplo do morango, 100 gramas da fruta têm 32 kcal, 2 g fibras, 4,9 g de açúcar; enquanto o suco correspondente pode chegar a 147 kcal, apenas 0,7 g de fibra e 28,3 g de açúcar.

Esses números mostram que, no suco, o organismo recebe menos fibra e mais açúcar, em menor volume — o que pode levar a picos de glicemia, carga excessiva para o pâncreas e maior chance de resistência à insulina.

Também é importante destacar que na extração do suco ocorrem perdas de nutrientes por oxidação — exposição ao ar e à luz durante preparação e armazenamento pode degradar vitamina C e outros compostos sensíveis. Além disso, muitos sucos recebem adição de açúcar ou adoçantes, o que eleva ainda mais o valor calórico e reduz seus méritos nutricionais.

Para mitigar essas perdas, especialistas recomendam que, se for preparar suco, use liquidificador sem coar, beba logo após o preparo, evite adição de açúcar, e inclua vegetais ou cascas para preservar fibras.

Apesar disso, as frutas in natura continuam a melhor escolha. Elas proporcionam saciedade maior — devido ao tempo de mastigação e ao volume da fibra — e controlam melhor a ingestão de açúcar e calorias. Já as bebidas concentradas favorecem o consumo excessivo e rápida absorção do açúcar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções diárias de fruta, e reforça que, quando for optar pelo suco, que seja com moderação e sempre que possível complementado com inclusão de fibras.

Em resumo: comer fruta é sempre a melhor opção. Se você prefere suco, que seja feito em casa, imediatamente consumido, sem açúcar, e não como substituto único da fruta.

* Confira às terças e quintas-feiras às 15h30 o quadro Dicas de Saúde e Beleza na Rádio 93 FM.

Leia também1 Anemia pode causar problemas graves no coração; saiba quais são
2 99% dos que sofreram infarto ou AVC tinham 1 desses 4 problemas
3 Já fez o check-up hoje? Médicos revelam dez mentiras
4 Ultraprocessados podem causar danos cerebrais; veja os piores
5 Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.