Leia também:
X Governo Lula deixa SP sem vacina para 2ª dose contra catapora

OMS volta a alertar para aumento de falsificações de Ozempic

Medicamento é indicado para diabetes e é usado também para emagrecer

Pleno.News - 20/06/2024 21h55 | atualizado em 21/06/2024 17h24

Ozempic Foto: Reprodução / YouTube / BBC News Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de falsificações de medicamentos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e utilizados também para a perda de peso, como a semaglutida. A substância é o princípio ativo do Ozempic, caneta de aplicação subcutânea para controle do apetite.

O alerta engloba três lotes falsificados de Ozempic identificados no Brasil, no Reino Unido e na Irlanda do Norte em outubro de 2023 e nos Estados Unidos em dezembro de 2023.

– O Sistema Global de Vigilância e Monitorização da OMS tem observado aumento de relatórios sobre produtos falsificados de semaglutida em todas as regiões geográficas desde 2022.

– A OMS tem observado um aumento da procura desses medicamentos, bem como de relatos de falsificação. Esses produtos falsificados podem ter efeitos nocivos para a saúde das pessoas. Se não tiverem as matérias-primas necessárias, medicamentos falsificados podem levar a complicações de saúde resultantes de níveis de glicose no sangue e peso não controlados.

– Em outros casos, algum ingrediente ativo não declarado pode estar contido no dispositivo de injeção, levando a uma gama imprevisível de riscos ou complicações para a saúde – completou a entidade.

PRECAUÇÃO
Para se protegerem de medicamentos falsificados e de seus efeitos nocivos, pacientes que utilizam esse tipo de medicação, segundo a OMS, devem tomar medidas como comprar o produto com receita médica de profissionais licenciados e evitar fontes desconhecidas ou não verificadas, como as que podem ser encontradas online.

– As pessoas devem sempre verificar a embalagem e o prazo de validade dos medicamentos no momento da compra e utilizá-los conforme prescrito. No caso de semaglutidas injetáveis, os pacientes devem garantir seu armazenamento na geladeira.

*Agência Brasil

Leia também1 Os riscos do Ozempic, remédio de diabetes usado para emagrecer
2 Remédio usado por Janja pode gerar distúrbio em pacientes
3 Janja emagrece com polêmico remédio que custa R$ 1 mil
4 Anvisa lança painel que facilita consulta de preços de remédios
5 Reajuste de medicamentos pode ser muito superior ao anunciado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.