Leia também:
X Vasinhos nas pernas: Estética ou doença? Veja como tratar

Marquinhas na pele? Como tratar e prevenir as temidas estrias

Estiramento rápido e excessivo da pele faz surgir as marcas que incomodam muita gente

Thamirys Andrade - 07/11/2024 16h59 | atualizado em 07/11/2024 18h11

Estrias (Imagem ilustrativa) Foto: Freepik

Elas aparecem sem aviso e vêm para ficar. As famigeradas estrias são temidas por homens e mulheres, podendo afetar de forma significativa a autoestima. Embora pareçam invencíveis, elas podem não apenas ser evitadas, mas também atenuadas por meio de tratamentos diversos. Por isso, o Pleno.News reuniu dicas para você saber como lidar com essas marquinhas na pele.

Antes de tudo, precisamos entender o que são estrias e como elas surgem. As estrias são marcas que aparecem quando a pele sofre um estiramento rápido e excessivo. Elas se formam por causa da ruptura das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e resistência da pele. Quando são mais recentes, costumam ter uma coloração roxa ou avermelhada. As mais antigas são brancas e prateadas. Quanto mais novas, são mais fáceis de tratar.

As causas são diversas. Uma das mais comuns é ganho ou perda de peso rápido, pois, isso faz com que a pele seja esticada e encolha rapidamente, sem conseguir se adaptar ao estiramento. A puberdade também é um fator, visto que é um período de crescimento acelerado, podendo gerar estrias nas coxas, quadris e seios.

A genética também influencia. Se os pais possuem tendência a desenvolver estrias, é ainda mais provável que os filhos também tenham. Outro motivo muito comum é a desidratação e pele pouco nutrida, visto que a pele ressecada tem menos elasticidade. A última causa que abordaremos é a gravidez, por causa dos hormônios envolvidos na gestação e o aumento do volume abdominal.

COMO EVITAR?
– Mantenha a pele bem hidratada: há cremes e óleos específicos para isso, como os que possuem vitamina E, óleo de amêndoas ou centella asiática, opções que são fáceis de encontrar nas farmácias. Você também pode consultar seu dermatologista para obter uma recomendação específica.

– Controle seu peso: evite o efeito sanfona. Se você quer ganhar ou perder peso, é importante que isso ocorra gradualmente, pois isso ajudará a pele a se adaptar sem grandes rupturas nas fibras.

– Exercícios físicos: além de ajudarem no controle de peso, se exercitar contribui para tonificar a pele.

– Alimentação balanceada: uma dieta rica em vitamina C, E, zinco e ácidos graxos essenciais, como os ômega-3, são grandes aliados contra as estrias.

COMO AMENIZAR AS ESTRIAS?
Se você já possui estrias, antes de tudo, é preciso dizer que não há um tratamento que faça com que elas desapareçam por completo. Mas sim, existem formas de atenuá-las de maneira significativa. Para isso você pode usar os seguintes produtos:

– Óleo de rosa mosqueta;
– Ácido hialurônico;
– Cremes com retinoides (devem ser orientados por um dermatologista, especialmente durante a gravidez).

Tratamentos estéticos também são uma saída. Mas, nesse caso, é importante buscar profissionais confiáveis e bem qualificados. Alguns exemplos de procedimentos que minimizam as estrias são:

– Sessões com laser de CO2 fracionado;
– Microagulhamento;
Peelings químicos para renovar a pele;
Abdominoplastia: cirurgia utilizada somente em casos extremos e muito difíceis de tratar.

E por fim, a dica mais importante do Pleno.News para você em relação às estrias é: evite fazer delas uma grande inimiga e entenda que essas marcas fazem parte do corpo humano. Não permita que elas abalem sua autoestima e acabem fazendo você se sentir mal consigo mesmo!

* Confira às terças e quintas-feiras às 15h30 o quadro Dicas de Saúde e Beleza na Rádio 93 FM.

Leia também1 Vasinhos nas pernas: Estética ou doença? Veja como tratar
2 3 fatores podem aumentar o risco do câncer de próstata; confira
3 Outubro: Mês da conscientização contra o reumatismo
4 Dia do macarrão! Afinal, ele é mocinho ou vilão na dieta?
5 Saúde bucal: 5 coisas que seu dentista quer que você saiba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.