Diástase abdominal: Saiba o que é, como identificar e tratar
De acordo com especialista, cirurgia é necessária apenas em último caso
Monique Mello - 03/04/2024 18h23 | atualizado em 03/04/2024 19h02

Nos últimos anos, se popularizou no meio estético e da cirurgia plástica o termo diástase abdominal, cujo nome completo é diástase dos músculos retos abdominais (DMRA). A condição está geralmente relacionada à pós-gestação da mulher.
A diástase é definida pelo afastamento dos músculos abdominais, fazendo com que a parede abdominal fique “aberta”. Os músculos do reto abdominal são os responsáveis pela sustentação dos órgãos internos e são auxiliares ao suporte de sustentação da coluna.
De acordo com a fisioterapeuta Karoline Werner, especialista no tratamento de diástase sem cirurgia, o afastamento da parede abdominal é acima de três centímetros para caracterizar diástase, e os retos abdominais, que são aqueles músculos responsáveis pelo abdômen “trincado”.
A especialista explica que é mais comum após a gestação, porque ocorre a abertura fisiológica para dar espaço para o feto crescer, mas também pode ocorrer em homens, crianças e até atletas.
– Até mulheres que nunca engravidaram também podem ser acometidas por conta de um aumento da pressão intra-abdominal, seja por sobrepeso ou um esforço muito grande – disse a fisioterapeuta.
Durante a gestação – que é a causa mais comum – é possível fazer alguns exercícios específicos para fortalecer a musculatura, para quando o bebê nascer ela retornar facilmente para o lugar.
A cirurgia somente é indicada a partir de oito a nove centímetros de diástase. A dra. Karoline explicou em vídeo um teste fácil de ser feito em casa, a fim de detectar a diástase.
Confira:
* Confira de segunda a sexta-feira às 15h30 o quadro Dicas de Saúde e Beleza na Rádio 93 FM.
Leia também1 Saiba os principais benefícios do pilates, uma prática centenária
2 Conheça os hábitos que podem detonar a saúde dos cabelos
3 O que são as "gorduras do bem" e qual sua importância
4 Quais os cuidados necessários para fazer depilação a laser?
5 Os riscos do Ozempic, remédio de diabetes usado para emagrecer