Em fiscalização, RJ descobre mais de 40 leitos de UTI ocultos
Governo está realizando visita surpresa a hospitais para descobrir leitos que não estão registrados na Central de Regulação
Paulo Moura - 22/03/2021 07h49 | atualizado em 22/03/2021 11h13

Uma fiscalização do governo do Rio de Janeiro identificou mais de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocultados por algumas cidades fluminenses da Central Estadual de Regulação (CER). A ação, que iniciou na última quinta-feira (18), já inspecionou unidades de saúde em oito cidades. Até o último sábado (20), ao menos 381 pessoas aguardavam por um leito de UTI.
Segundo o secretário de Saúde do estado, Carlos Chaves, a fiscalização vai continuar, e os números exatos de leitos que não estavam à disposição da Secretaria Estadual da Saúde devem ser divulgados nos próximos dias.
– Essa fiscalização será contínua e não tem previsão para acabar. Precisamos de todos os leitos disponíveis para população fluminense – declarou.
A fiscalização é realizada de surpresa nas unidades de saúde, e o objetivo é incluir os leitos supostamente ocultos à central de regulação, para distribuir de forma equilibrada as vagas nas UTIs e atender a toda a população fluminense, inclusive em caso de transferência.
A Secretaria Estadual de Saúde publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado em janeiro, uma resolução que criou a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com Covid-19 em todo o território fluminense. A regulação feita pelo estado é o processo responsável por garantir o acesso ágil e de forma mais justa aos leitos hospitalares.
Leia também1 Luciano Huck diz que Bolsonaro foi "cúmplice do vírus"
2 Após reunião, Rio de Janeiro deve ter feriadão de 10 dias
3 STF: Advogados tentam impedir processos de crime contra honra
4 'Momento mais difícil da minha vida', diz Yudi sobre seus pais
5 Deputado vai ao MPF contra TikToker que ensina crianças a ‘glorificar’ satã