Coreia do Norte registra 1º caso “suspeito” de Covid-19

Infectado seria desertor que fugiu para o Sul e retornou

Pleno.News
Coreia do Norte registrou primeiro caso suspeito de Covid-19 Foto: KCNA

A Coreia do Norte registrou o primeiro caso “suspeito” de coronavírus no país. Segundo a agência de notícias do governo, a KCNA, o país entrou em “emergência máxima”.

A emissora afirmou que se trata de uma pessoa que “voltou em 19 de julho depois de ter cruzado ilegalmente a linha de demarcação” na fronteira com a Coreia do Sul.

Leia também

A KCNA disse ainda que o infectado é “um fugitivo que foi para o Sul há três anos” e que foi encontrado em Kaesong, na fronteira com a Coreia do Sul.

– [A pessoa] foi inicialmente submetida a uma quarentena rigorosa, e todas as pessoas que estiveram em contato com ela e as que estiveram nesta cidade nos últimos cinco dias estão sendo investigadas minuciosamente – informou a agência.

Até o momento, Pyongyang afirmava que o país, cujas fronteiras são fechadas, não havia registrado casos de Covid-19.

O país classificou a possibilidade de pandemia como uma “situação perigosa” e “que poderia levar a uma catástrofe mortal e destrutiva”. Por esta razão, Kim Jong-un convocou uma reunião extraordinária para adotar um “sistema de emergência máximo e emitir um alerta de alto nível”. Ainda assim, o líder norte-coreano já admite que “parece que o vírus entrou no país”.

Como forma de conter a propagação da doença, a cidade de Kaesong foi completamente confinada.

Mais Lidas