Leia também:
X Hantavírus: Um guia com tudo o que precisa saber sobre a doença

Anvisa flexibiliza regras para prescrição de Cannabis no Brasil

Mudança valerá para itens com baixo teor de tetrahidrocanabinol

Paulo Moura - 13/05/2026 11h33 | atualizado em 13/05/2026 12h25

Cannabis Foto: Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (13) uma nova resolução que altera regras para produtos à base de Cannabis no Brasil, flexibilizando exigências para prescrição de itens com baixo teor de tetrahidrocanabinol (THC) e autorizando o cultivo da planta em território nacional para fins de exportação.

A principal mudança para pacientes e médicos está na prescrição de produtos com concentração de THC igual ou inferior a 0,2%. Esses itens passam a poder ser receitados com Receita de Controle Especial, documento menos burocrático do que a antiga Notificação de Receita A, o tradicional receituário amarelo reservado a substâncias entorpecentes e medicamentos sob controle mais rígido.

A Anvisa também definiu uma regra de transição para produtos já disponíveis no mercado. Medicamentos ou produtos à base de Cannabis que ainda estejam circulando com embalagem de tarja preta poderão continuar sendo comercializados até o vencimento, desde que o paciente apresente a Receita de Controle Especial compatível.

Os produtos à base de Cannabis vêm sendo utilizados no Brasil em tratamentos para diversas condições, incluindo epilepsia refratária, dores crônicas, transtornos neurológicos e doenças raras. No entanto, o nível de evidência científica ainda varia de acordo com a enfermidade e a formulação utilizada.

Outro ponto considerado relevante pela nova resolução é a autorização para cultivo da espécie Cannabis sativa L. com teor de THC de até 0,3%, desde que exclusivamente destinado à exportação comercial.

Com isso, empresas poderão cultivar variedades de baixo potencial psicoativo em território nacional, desde que comprovem finalidade voltada ao mercado externo. Para obter autorização, será necessário apresentar documentação como contratos firmados ou cartas de intenção de compra, venda ou distribuição internacional.

Leia também1 Quaest: Para 46%, economia teve piora nos últimos 12 meses
2 Fim da taxa das blusinhas "sabota economia nacional", diz Fiesp
3 STF nega direito dos pais de vetar filhos de aulas sobre gênero
4 Genial/Quaest: Lula e Flávio têm empate técnico no 2º turno
5 Empresa acusa desembargador de ganhar quadriciclo por decisão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.