Leia também:
X Empresário brasileiro analisa pandemia entre americanos

Veterinário orienta sobre cães e gatos na quarentena

Em período de isolamento, animais de estimação também devem ser higienizados, pois podem conduzir o vírus

Virgínia Martin - 03/04/2020 12h55

Entre os entrevistados de Pleno Entrevista Live esteve o doutor Mauro Blanco Brandolini. Como profissional em Medicina Veterinária e como sanitarista, ele trouxe algumas orientações sobre como se deve tratar dos pets neste período de quarentena.

Segundo, doutor Brandolini, cães e gatos são carreadores do coronavírus. OU seja, eles podem carregar o vírus em seu pelo e patas. O ideal é sempre estar desinfetando as patas dos animais, sempre que forem levados para a rua para passear. E o cuidado deve ser redobrado aos que moram em casa e são criados mais soltos. Sobre a saída dos cães para a rua, o veterinário aconselha que o número de vezes seja diminuído e que, assim como o dono toma um banho quando retorna, assim deve acontecer com os cachorros. Eles devem ter as patas desinfetadas com álcool gel e devem tomar banho.

Doutor Brandolini diz que cães e gatos podem conduzir o vírus em seus pelos

Outra recomendação é de que uma pessoa da casa estiver com o coronavírus, tanto ela como o cão devem se manter isolados. A probabilidade do animal conduzir o vírus para outros moradores da mesma casa é imensa. Doutor Brandolini explica que o coronavírus possui uma capa de gordura e é por isso que é fácil removê-lo com água e sabão. Mas todo o cuidado é necessário. Por exemplo, todos os recipientes para alimentos dos bichos devem ser lavados todos os dias.

O médico trabalha na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e é membro titular da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro. Já foi coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, diretor do Centro de Controle de Zoonoses e subsecretário Técnico da extinta Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais. Ele comenta que o isolamento social é necessário e que por mais que muitas ruas da cidade estejam sendo lavadas, isso não será suficiente devido ao poder de contaminação constante do vírus.

Leia também1 Brasil registra 114 mortes e 3.904 casos de coronavírus
2 Mortes por coronavírus na Itália já passam de 10 mil
3 Quatro comunidades do Rio de Janeiro têm casos de Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.