Leia também:
X Copa 2018: Repórter brasileiro revela dificuldades na Rússia

Pastor vira fenômeno na web com lições de coaching

Tiago Brunet consegue unir as duas funções para ajudar fiéis em questões pessoais

Emerson Rocha - 06/02/2018 15h00 | atualizado em 06/02/2018 15h38

Pastor Tiago Brunet conversou com o Pleno.News Foto: Emerson Rocha

Um profissional que está ganhando muito espaço no Brasil é o coaching. A técnica, criada nos Estados Unidos, visa melhorar o desenvolvimento humano, aplicando diversas ciências e medidas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas e evolução.

A metodologia começa até a ser aplicada entre religiosos. Um dos primeiros pastores brasileiros a estudar a técnica, Tiago Brunet, já pode ser considerado um fenômeno nas redes sociais. Além dos ensinamentos espirituais, o pastor também auxilia os fiéis em questões do cotidiano. Por isso, algumas pessoas o denominaram como “coaching religioso”.

O pastor Tiago conversou com o Pleno.News e disse que não concorda com esse título. Ele revela que consegue separar as duas funções, mas que a união delas ajuda muito igrejas e ministérios.

O que faz um “coaching religioso”?
Na verdade, não existe coaching religioso ou evangélico. Coaching é a arte do desenvolvimento pessoal. É uma ciência que surgiu nos Estados Unidos e está vindo para o Brasil, como uma metodologia. Há muito respaldo científico da Psicologia e da Neurociência. O coaching foca em aprimorar o comportamento e os objetivos do ser humano para o futuro. Qualquer um que quiser ser um líder relevante na sociedade, terá que buscar os recursos de um coaching, porque, atualmente, é a ferramenta disponível para o desenvolvimento pessoal. Mas no meu caso, eu uso as técnicas na igreja para ver todos crescerem.

Qual é a diferença de coaching e pastor?
O pastor cuida da alma da pessoa e tem a responsabilidade de direcionar o povo para a eternidade. Já o coaching é focado na vida natural da pessoa, como educação financeira e inteligência emocional. Nem todo pastor tem formação para tratar desses assuntos com um fiel. Ele vai falar: “vamos orar”, porque é a parte dele. Mas o coaching poderá dar uma instrução mais específica sobre o problema. Unir a Bíblia, que é a sabedoria milenar, com as ferramentas atuais do coaching, está fazendo muitos ministérios serem ainda mais relevantes.

O que as pessoas mais procuram quando frequentam suas palestras/aulas?
Vida emocional é quase 80% e o resto sobre situações financeiras. As pessoas não sabem se resolver e descobrir seu propósito de vida. Elas não sabem lidar consigo e com os outros. O emocional do povo de Deus, inclusive, está destruído.

Qual é a importância da internet nesse seu trabalho?
Sem a internet, meu trabalho hoje não seria possível. É um instrumento que faz com que eu seja conhecido em todo mundo. Nosso canal do Youtube tem crescido muito, já temos mais de um milhão de seguidores no Facebook. Isso ajuda muito. Gravo uma mensagem hoje e milhões de pessoas conseguem ser alcançadas e abençoadas.

Tem alguma dica para as pessoas em 2018?
O que sempre aconselho para as pessoas é o seguinte: quer ser melhor? Ande com pessoas melhores que você e busque ler livros que tenham a ver com seu futuro. O que Deus falou que você vai fazer? O que está sonhando para o seu futuro? Tente ensinamentos que vão agregar e procure pessoas que já chegaram lá, pois elas podem puxar você pra cima e aprimorar seu comportamento. Com a fé inabalável que nós, cristãos, temos; juntando com a inteligência, nada será difícil ou impossível para nós.

Para quem se interessar, como pode entrar em contato ou saber as novidades?
Basta entrar nas nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube, como Tiago Brunet. E o email é agenda@casadedestino.org. Só procurar lá que respondo a todos.

Tiago Brunet também é escritor dos livros Rumo ao Lugar Desejado e 12 Dias Para Atualizar. Para conhecer as obras, clique aqui.

Leia também1 7º Encontro Nacional de Solteiros reúne time de peso
2 Pastora Helena Raquel lança livro em igreja de Petrópolis

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.