Leia também:
X Álvaro Dias: ‘Incompetência e corrupção arrasaram o Brasil’

Felipe Folgosi: Firme em seus projetos e em sua fé em Jesus

"Me preocupa a distração que a sociedade em geral tem promovido para distanciar o homem de Deus"  

Virgínia Martin - 27/04/2018 08h00 | atualizado em 20/12/2018 14h51

O rosto de Felipe Folgosi traz sempre uma marca positiva aos seus trabalhos desenvolvidos em telenovelas. Mas além de uma beleza evidente, o ator de 43 anos, traz também um currículo cada vez mais enriquecido por suas produções e competências. Nascido em São Paulo, Luiz Felipe de Andrade Folgosi já atuou na Globo, Band, SBT e Record TV. Tem formação em Cinema, com vivência nos EUA. O moço também foi apresentador de programas e fez dezenas de interpretações em teatro e cinema. Em 2015, lançou sua primeira graphic novel, uma ficção científica de sua autoria chamada Aurora, seguida do lançamento de Comunhão, em 2017.

Recentemente, participou do desafio Que marravilha. Aula de cozinha, no GNT, e acaba de lançar um curso online de composição narrativa chamado Contador de Histórias. Outro talento do ator, que ainda é roteirista. Mas será o próprio Felipe Folgosi quem mostrará, nesta entrevista exclusiva ao Pleno.News, um pouco do que é e do que pensa como profissional, como pessoa e como cristão.

PROFISSIONAL

Por que a escolha por formação em Cinema?
Sempre gostei de cinema, desde a infância, inclusive foi um dos motivos que me levou a me tornar ator. Apesar de já trabalhar no meio quando achei que precisava da formação acadêmica para poder desenvolver meus projetos com mais propriedade.

Qual a fonte (pessoa ou ideologia) de onde recebe ou recebeu maior influência?
As influências são múltiplas, começando pelos pais, professores, amigos, até manifestações artísticas como filmes e livros me influenciam.

Como foi a experiência/aprendizado no GNT com Que marravilha. Aula de cozinha?
Foi muito divertido. O clima era ótimo entre toda a equipe, e poder aprender um pouco com o Claude Troisgros é um privilégio.

O que fez você ir para o universo das HQ, participando de festivais?
Sempre li quadrinhos, desde criança. Quando retornei de uma temporada de dois anos de estudos nos Estados Unidos em 2003, comecei a escrever vários roteiros para cinema, que acabei adaptando para quadrinhos, como forma de poder compartilhar com as pessoas.

Os livros Aurora e Comunhão têm que tipos de propostas?
O Aurora é uma ficção científica onde trato da falsa dicotomia entre fé e razão, religião e ciência, abordando temas como sociedades secretas e nova ordem mundial. Já o Comunhão é um suspense com terror psicológico, onde abordo a natureza do mal, a falsa religiosidade e como superar os traumas que podem ser causados quando somos alvo desse mal. Ambos os quadrinhos têm uma moral cristã, mas onde busco comunicar essa moral e levar uma reflexão ao público secular.

Você se tornou professor em aulas de narrativas e contação de histórias. Como funciona?
É um curso online que desenvolvi para a plataforma Savoá. Fiquei muito feliz com o resultado, onde posso dividir com as pessoas o conhecimento que adquiri em quase 30 anos contando histórias profissionalmente. Saber contar uma narrativa, envolvendo o seu público emocionalmente é uma ferramenta essencial, como a própria Bíblia sendo o maior e melhor exemplo.

PESSOAL

Como concilia atividades diversas (TV, produção editorial, cursos etc… )?
O tempo é corrido, mas quando fazemos o que gostamos sempre conseguimos conciliar as coisas.

Tem família? É casado? Deseja se casar?
É o que mais desejo. Sei que no tempo certo, Deus vai promover o encontro com minha esposa.

O que mais preocupa você no ser humano nos dias de hoje?
A distração que a sociedade em geral tem promovido para distanciar o homem de Deus.

Sua opinião sobre política nacional e Lava Jato?
Penso que a Lava Jato é um fato histórico que temos que apoiar como cidadãos. Afinal, é um movimento inédito de moralização da nossa política.

Seus maiores desafios como Felipe Folgosi.
Me manter relevante no meio cultural, sem perder meus princípios, conseguir influenciar positivamente e acima de tudo ser usado por Deus para que as pessoas se voltem para Ele.

ESPIRITUAL

Como aconteceu sua conversão?
Aos 15 anos, com a conversão da minha mãe.

O que faz para manter a fé?
A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, então é essencial estar congregando, em comunhão com irmãos e, principalmente, ter um tempo diário reservado para oração e leitura da Bíblia.

Como se sai diante de situações que desafiam sua postura cristã (exemplo: programa Amaury Jr)?
O importante é ter sabedoria. Sabemos que existe tempo para calar e tempo para falar. Jesus mesmo se calou em alguns momentos, e em outros confrontou seus interlocutores, mas sempre de forma sábia. Creio que o Espírito Santo dá o discernimento de quando e como falar, confrontar ou calar.

Por que o interesse em Escatologia?
Creio que todo o cristão deve ficar atento aos sinais dos tempos. Particularmente, é algo que Deus tem me dado um interesse especial, para que possa dividir com os irmãos.

Quem é Deus para você?
É o poder absoluto, o começo e o fim, e ao mesmo tempo o Pai de amor bondoso e o Verbo que se fez carne para dar a vida por nós. É um ser infinitamente além da nossa capacidade de compreensão, mas que podemos entender e conhecer através de sua manifestação como homem em Jesus Cristo.

PINGUE-PONGUE

Esporte preferido – Assistir futebol, praticar corrida.

Principais atividades no cotidiano – Trabalhar, orar e comungar.

Versículo bíblico que mais edifica você – Zacarias 4:6 – “Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.”

Super-herói favorito – Rafael, da minha HQ Aurora.

Palavra que mais gosta de ouvir – Obrigado.

Cardápio predileto – O que o Senhor proveu.

O que mais irrita você – Mentira.

Maior área de interesse – O coração humano.

Leia também1 Jonathan Nemer fala sobre humor feito por cristãos
2 Ator Thiago Fragoso fala sobre retirada de nódulo
3 Novela incomoda com situação de transplante de órgãos
4 RecordTV já tem autora para a minissérie A História de Rute

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.