Leia também:
X Mortes de Vanucci e Maradona alertam para doenças cardíacas

Conheça o processo por trás da criação de um desenho animado

Desenhista do canal O (Sur)real Mundo de Any Malu tira dúvidas sobre as animações

Pierre Borges - 30/11/2020 13h35 | atualizado em 30/11/2020 14h16

Lucas Tadeu, membro da equipe de animação do (Sur)real Mundo de Any Malu Fotos: Reprodução

Quando lembramos da nossa infância, várias lembranças surgem em nossa mente: as brincadeiras, os amigos, a escola e, é claro, os desenhos animados. Muitas vezes, basta ouvir a música temática daquele desenho que assistíamos na infância para sermos tomados por uma sensação de nostalgia. E mesmo na idade adulta, nada nos impede de apreciar uma boa animação.

Mas você sabe como um desenho é feito? Quanto tempo demora? Quantas profissionais participam do processo? Leia a seguir a entrevista dada ao Pleno.News por Lucas Tadeu, membro da equipe que produz O (Sur)real Mundo de Any Malu, que possui mais de 3 milhões de inscritos no YouTube.

Aos 22 anos, Lucas é técnico em multimídia pelo colégio José Leite Lopes/NAVE, graduando de Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalha há 2 anos no Combo Estúdio como assistente de storyboard, produzindo para o YouTube e para a TV.

Quais são as técnicas mais comuns para a produção de um desenho animado?
Olha, 3D eu acho que já entra em um estilo próprio, a não ser que você considere stop motion (técnica de animação feita com sequência de fotos de objetos reais) como animação 3D também. Porque, apesar de [stop motion] ser realmente animação feita com objetos tridimensionais, eu particularmente separo do 3D estilo Pixar porque [no stop motion] é tudo feito com objetos reais, e não com polígonos de algum computador.

A rotoscopia, é o animador desenhar por cima de algum vídeo

Já 2D, os estilos que eu lembro agora de cabeça, e são os mais conhecidos, são o cut out, que, de uma forma simples de explicar, e talvez meio errada, é basicamente animação que você mexe peças no personagem para ele se mexer e tudo mais; animação em full ou intervalada, que basicamente é a pessoa desenhar quadro a quadro da animação na mão, tipo em animes ou naqueles filmes em 2D da Disney. Normalmente costuma ser mais caro e trabalhoso que o cut out, então, não usam tanto para animações em série de médio orçamento. E por último, tem a rotoscopia, que é o animador desenhar por cima de algum vídeo. O único exemplo que eu tenho agora, é aquele filme do Van Gogh da Netflix.

Os vídeos da Any Malu tem, em média, cerca de 5 minutos de duração. Quanto tempo leva para produzir esses vídeos e quantas pessoas participam do processo?
Normalmente, a gente fica um mês para fazer um episódio daqueles. Vai desde o roteiro, que é feito por uma pessoa ou duas, indo para a equipe de arte e ilustração, junto com o storyboard [simplificando: um “rascunho” animado], que sou eu. A equipe de arte é responsável por elaborar o cenário, o conceito dos personagens e a identidade visual da coisa toda, num geral.

Normalmente, a gente fica um mês para fazer um episódio daqueles

Depois passa pela equipe de animação, que normalmente, para a Malu, tem cerca de cinco a seis pessoas. Depois vai para a edição, que é formada por duas pessoas. Tudo isso sendo coordenado pelo diretor da Malu, além de claro, outras etapas que não são necessariamente parte da produção da animação, mas que são necessárias para a mesma, como a trilha sonora, feita por uma pessoa só, e o time de voz original, que, como o nome sugere, é a galera que dá a voz aos personagens.

Quanto ganha, em média, um profissional da área de animação?
Cara, isso é uma coisa que eu não sei muito bem porque sou meio novo no mercado. É uma coisa que depende muito da função e do cargo. Por exemplo, já vi animadores júnior tirando algo em torno de R$ 3 mil e pouco. Na minha área, que é storyboard, um profissional pleno, pode tirar de R$ 5 a uns 7 mil. Isso é mais uma especulação meio por cima do que eu já vi e ouvi na área.

Veja esta comparação entre o storyboard e a animação final do filme Zootopia

Por que tantos desenhos novos estão usando o mesmo padrão estético? Gumball, Steven Universe, Gravity Falls etc..
Acho que tem N fatores para isso. Acho que o principal e mais provável é a questão de que todo mundo usa, tá acostumado e funciona. É o famoso “se está bom, não tem para que mexer”. Mas acho que também rola um conformismo aí.

Nunca fiz um estudo, pesquisa ou o que for para tentar entender melhor esses desenhos terem a mesma cara

Além disso, penso que tem o fato de que a galera que tá fazendo esses desenhos hoje são da mesma geração e começaram meio que juntos (alguns até nos mesmos programas). Talvez isso possa interferir, fazer eles terem a mesma referência, entende? Mas nunca fiz um estudo, pesquisa ou o que for para tentar entender melhor esses desenhos terem a mesma cara.

Que diferenças existem entre o processo de animação de uma produção mais simples, como a Any Malu, e produções maiores, como longa-metragens?
Acho que os principais seriam o orçamento e o prazo. Um longa normalmente costuma ter mais dinheiro por parte de quem manda produzir. Então, dá para se ter uma equipe maior, mais experiente e tudo mais. Isso permite que a coisa toda seja mais bem feitinha e até mais megalomaníaca, em todos os sentidos.

Acho que a melhor forma de explicar é você pegar a série Jovens Titãs em Ação e comparar com o filme de cinema que eles tiveram. A qualidade da animação e tudo mais deu um upgrade absurdo.

Leia também1 Professora usa personagens de animes para ensinar psicologia
2 Confira os 10 brasileiros mais ricos de acordo com a Forbes
3 Mortes de Vanucci e Maradona alertam para doenças cardíacas
4 Xuxa apresenta nova denúncia contra Sikêra Jr. por difamação
5 Rio: Abstenção supera votos de Paes e bate recorde em 24 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.