Leia também:
X Quem é a voz das mensagens Minutos com Deus?

Conheça Ellem Barboza, a nova colunista do Pleno.News

Formada em Medicina, ela mantém projeto que oferece dicas de leitura no Instagram

Ana Luiza Menezes - 15/05/2018 10h20 | atualizado em 15/05/2018 15h18

Ellem Diany Barboza nasceu em Juazeiro, na Bahia, e conta que desde que aprendeu a ler se viu apaixonada por livros. Formada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) desde 2015, a jovem de 26 anos mantém um perfil no Instagram, o Colecionando Primaveras, focado em dicas de leitura. São mais de 15 mil seguidores que seguem a página Colecionando Primaveras, e assim provam que ainda existe muita gente que ama ler.

Criada em uma igreja evangélica, ela conta que a Bíblia ilustrada e livros cristãos para crianças ajudaram a despertar nela o gosto pela leitura. A biblioteca da escola onde estudou no ensino fundamental e médio também contribuiu com esse hobbie, uma vez que estava a seu alcance uma variedade de obras literárias.

Atualmente, Ellem vive em Petrolina, Pernambuco, onde trabalha na emergência de um hospital da cidade. Sempre que pode, está envolvida em atividades que reúnem pessoas interessadas em livros. Em entrevista ao Pleno.News, ela conta um pouco sobre sua paixão.

Como surgiu a ideia de criar uma página com dicas de leitura?
A ideia da página surgiu da minha necessidade de conversar sobre as minhas leituras. Eu sempre gostei muito de ler e nem sempre tinha muita gente próxima que gostava tanto de ler quanto eu. Às vezes eu terminava de ler livros muito bons e ficava com aquela vontade de conversar, de me expressar e dizer o quanto aquele livro me impactou, e na época eu não tinha para quem falar.

Então, eu comecei a acompanhar alguns blogs e páginas e acabei pensando em “por que não fazer a minha própria?”, e foi assim que surgiu.

Qual é o seu livro favorito?
Orgulho e Preconceito, da escritora inglesa Jane Austen.

E qual é o livro da Bíblia que você mais gosta?
Tem dois que considero como favoritos. Um deles é Isaías, pois gosto de ver as promessas que Deus fez para o povo de Israel através desse profeta. E este é um livro o qual Deus usou muito para ministrar na minha vida.

E o outro é o Evangelho de João, porque por meio dele conhecemos muito da personalidade de Jesus e da história, tudo o que aconteceu quando Ele esteve aqui na terra. Conhecendo mais sobre Jesus por meio deste livro, podemos nos aproximar mais dele e ter uma relação mais íntima com Ele.

Qual o seu autor cristão favorito?
Gosto muito dos livros da escritora iranianaTessa Afishar. Ela escreve livros de ficção inspirados em personagens bíblicos. E eu gosto muito da forma como ela faz isso, porque ela não distorce a história original.

Acha que os jovens estão lendo pouco?
Na verdade, penso que nestes últimos anos os jovens têm lido um pouco mais. Como eu estou nas redes sociais, tenho visto cada vez mais adolescentes e jovens iniciarem eno gosto pela leitura e só aumentarem a cada dia.

Qual a faixa etária majoritária dos seus seguidores?
A maioria é jovem, entre 18 e 34 anos, mas tem gente de todas as idades.

Seus amigos pedem muitos conselhos de leitura?
Sim, eles me pedem muitos conselhos. Sempre que vêm à minha casa, como tenho uma estante bem grande, eles acabam sempre pedindo livros emprestados e dicas.

Algum dia pensou que esse hobbie levaria você a ser colunista? Ama escrever também?
Nunca imaginei em ser colunista. Para mim, ler e escrever sempre foi um hobbie mesmo. Nunca levei para o lado profissional. Gosto de escrever alguns contos e crônicas, mas acabo não fazendo com a frequência que eu gostaria.

Fale sobre sua profissão. O que levou você a cursar Medicina?
Desde a infância eu tinha o sonho de ser médica e cresci com isso dentro de mim. Levei adiante porque é algo que amo. Gosto de dizer que a Medicina me escolheu.

Abandonaria seu trabalho por outro que envolvesse somente leitura?
Eu não teria coragem de abandonar a minha profissão, porque sou tão apaixonada pela Medicina quanto pela leitura. Sempre tento conciliar as duas, porque acredito que não conseguiria viver sem essas duas paixões.

Já pensou em escrever um livro? Sobre o que escreveria?
Eu já pensei em escrever algum livro. No fim da adolescência, eu gostava de escrever contos, mas deixei isso um pouco de lado porque acabei focando mais em ler mesmo. Mas nunca se sabe quais são os planos de Deus e para o futuro. Se eu fosse escrever, seria um romance cristão.

Que tipo de leitura indicaria para jovens cristãos?
Existem vários livros que são superimportantes para os jovens, tanto livros cristãos quanto seculares. Há livros seculares que nos levam a conhecer e entender distúrbios, doenças, outros pensamentos e histórias que são válidos.

A coluna de Ellem Barboza se chama Papo Literário e irá ao ar todas as quintas-feiras.

 

Leia também1 Saiba mais sobre a Igreja Ortodoxa, a maior da Rússia
2 Vale tem 150 vagas de estágio abertas no RJ, MG e ES
3 Goleiro mexendo no celular em campo ganha memes

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.