Leia também:
X Como conquistar um poder extraordinário

Como conquistar um poder extraordinário

Com ampla experiência em temas motivacionais, o juiz, escritor e conferencista William Douglas apresenta estratégias para vencer

Virgínia Martin - 30/10/2017 14h30 | atualizado em 30/10/2017 15h39

 

Ele é juiz titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ). Fora o pleno exercício da magistratura, William Douglas, aos 50 anos, coleciona uma série de conquistas, funções e atributos que o tornou um dos ícones em temas como concursos e superação.

O escritor e conferencista é bacharel em Direito com pós-graduação em Políticas Públicas e Governo e mestrado em Estado e Cidadania. É Doutor Honoris Causa na Escola Superior de Advocacia e autor do best-seller Como Passar em Provas e Concursos, que o tornou conhecido como o “guru” dos concursos, resultado de sua estratégia e experiência por passar em 1º lugar em vários concursos públicos, como para Delegado de Polícia e para Defensor Público.

O homem focado em produtividade e em princípios que segue à risca a partir da Bíblia, revela algumas de suas premissas para alcançar uma vida plena e bem-sucedida, o que divide com o público do Pleno.News.

Após escrever mais de 40 livros, o que mais colaborou e o que mais atrapalhou nessa trajetória editorial?

O que mais ajudou foi a vontade de compartilhar o que sei. O que mais atrapalhou foi porque escrever está no final da lista das minhas obrigações, após Deus, família, Justiça, editora, magistério… Os livros ficam, literalmente, com o tempo “que sobra”. Tenho que fazer um esforço enorme para conseguir ter tempo para escrever.

Também vou falar sobre o que mais ajuda e atrapalha nos dias atuais. Há 20 anos, quando comecei minha carreira, dependíamos de uma editora querer nos publicar. Atualmente, a Internet e a tecnologia tornaram os autores mais independentes. Por outro lado, cada vez mais as pessoas estão lendo menos e com menor atenção ao que está escrito. Isso é uma grande dificuldade.

O interessante é que hoje tenho muita facilidade em ser publicado por qualquer editora e tenho acesso aos avanços da tecnologia, mas o maior desafio (não só meu, mas de todos) é levar essa juventude a ler o que eles chamam de “textão”. Um livro, em geral, é composto de uma grande quantidade de “textões”!

Você é considerado o “guru” dos concursos. Como está sendo administrar palestras sobre o tema nessa atual fase de enfraquecimento de editais e contratações?

Os tempos estão estranhos em tudo, é um fato. Apesar da diminuição dos concursos, eles continuam acontecendo. Quem quiser pensar nessa opção continua tendo muitas oportunidades. Contudo, ao mesmo tempo em que houve a diminuição dos concursos, houve, também, um aumento enorme do desemprego, fazendo com que, apesar de tudo, o concurso continue sendo uma ótima opção. O concurso é a opção tanto de quem quer concurso de forma convicta, quanto de quem, mesmo não sonhando com isso, vê na carreira pública uma porta para sair do desemprego.

Você que conviveu com situações de rejeição, como foi implementando estratégias para vencer esses obstáculos?

A rejeição, a derrota e o erro são partes da vida, são acontecimentos naturais. Eles podem aumentar ou diminuir conforme a pessoa se comporte de melhor ou pior forma, conforme aprenda ou não com o que acontece com ela, mas ninguém passa pela vida sem experimentar essas coisas. Então, ao longo do percurso, fui aprendendo a lidar com esses fenômenos. Aprendi a me preparar melhor para não passar de novo pelos mesmos erros. Se passar, não sofrer. Atualmente, boa parte de minhas aulas sobre sucesso são justamente para ensinar as pessoas a passar por rejeições, derrotas e erros sem perder a autoestima, o foco e a serenidade.

As estratégias que adotei foram, em resumo, não desistir, aprender com o erro, tentar outra vez, tentar de novo com mais competência e habilidades. Ou, como já li certa vez, pelo menos, “errar melhor”. Esse processo termina por nos fazer experimentar sucessos, aplausos e realizações. Com o tempo, se aprendermos com a vida e com todos os mestres que a vida oferece, a tendência é que as rejeições, derrotas e erros se tornem cada vez mais insignificantes dentro do conjunto da obra.

Prosperidade e sucesso têm sido uma de suas ênfases no sentido “realizacional”, como costuma chamar. Mas como criar prosperidade e sucesso em tempos de crise?

Sim, meu trabalho é ensinar as pessoas que prosperidade e sucesso são coisas boas, que existem, e que são possíveis para todos. Vale a pena todo o esforço que demandam. Infelizmente, tem muita gente que pensa, e pensa equivocadamente, que nem todos podem ter sucesso. Muitos veem a prosperidade como algo ruim. E não é. É possível criar riqueza, prosperidade e sucesso para todos. E o primeiro obstáculo para que isso aconteça é justamente a falta de visão e de fé, a falta de compreensão de que é possível obter esses bens pessoais.

É importante salientar que as leis do sucesso existem e funcionam sempre, quer o país esteja em crise ou não. Falei sobre isso no livro As 25 leis bíblicas do sucesso, que já vendeu mais de 250 mil exemplares. Essas leis criam prosperidade e funcionam em qualquer cenário.

A única coisa que a crise muda é que ela muda o custo e a percepção das pessoas a respeito da urgência em achar soluções. Tempos de bonança mascaram e escondem a necessidade de seguir as leis do sucesso, pois os erros aparecem menos e têm custos menores. Mas, com ou sem crise, o certo é não desperdiçar energia, nem talento, nem dinheiro.

Como juiz federal desde 1993, de que forma percebe a performance do Judiciário diante dos casos de corrupção nas variadas esferas do governo?

A pessoa pode gostar ou não da Lava Jato, mas ninguém pode negar que o país mudou. Ainda não mudou o que tem que mudar, mas já mudou muito. Quem imaginava que veríamos bilionários, empreiteiros, banqueiros e altas autoridades públicas na cadeia? Quem imaginava que conseguiríamos revelar os acordos sujos, em que todos que o fazem enriquecem enquanto o povo sofre?

A verdade é que, nos tempos recentes, a Polícia Federal, o MPF e a Justiça Federal mudaram a história do país e começaram um novo tempo. Obviamente, isso não custaria barato. Apesar de termos algumas críticas justas de pessoas bem-intencionadas, não podemos esquecer de que os corruptos e os que ganham com essa roubalheira não vão ficar parados. É evidente que os corruptos irão querer atrapalhar as investigações e denegrir a imagem de quem está trabalhando para acabar com a corrupção. Então, aos bons brasileiros que querem um país mais decente e menos injusto fica o pedido para que analisem tudo com atenção e cuidado, pois quem explora o povo não vai querer que esse processo de mudança prossiga. E para não pararmos no meio, para não perdermos o que já conquistamos, é preciso de apoio e de participação popular. O povo precisa continuar a apoiar o combate à corrupção.

Diante de polêmicas sociais, como a Ideologia de Gênero, como tem encarado o decorrer das discussões?
Sou contra a Ideologia de Gênero. Entendo que ela é uma violência contra a natureza e um desvio de rota que impede de enfrentarmos problemas urgentes. Precisamos combater as discriminações, mas uma minoria não pode enfiar suas ideias à força na sociedade, em especial em crianças. Mas, raramente, entro nesses assuntos em público, pois tento focar em um número limitado de questões. Em geral, me envolvo mais com as questões do Judiciário Federal, Direito Constitucional e a questão racial e da reforma política. Sou do movimento negro há mais de 20 anos e este é o meu principal foco de atuação social: inclusão dos pobres de todas as raças e combate ao racismo (tanto do branco contra o negro, quanto do negro contra o branco, que também existe e tem sido incentivado por alguns ativistas negros, o que é um desserviço à causa e à humanidade). Isso tudo, claro, além de manter a 4ª Vara Federal de Niterói em primeiro lugar em produtividade e de cuidar do tema geral da Educação, através de meus livros, palestras e cursos.

Em que consiste seu novo projeto “Poder Extraordinário”?

Obrigado por me perguntar. Este é um novo e grandioso passo que estou dando. Atualmente, não consigo atender nem 10% dos convites, e em cada palestra que dou ao redor do país e no exterior, não consigo, por óbvia limitação de tempo, falar sobre o conteúdo de um livro inteiro (e tenho 48 livros publicados!). O projeto do Poder Extraordinário é a solução que engendrei para resolver meu desejo de transmitir a todos aquilo que me deu o sucesso, a realização e a felicidade que tenho.

O que fiz? Eu “simplesmente” peguei meus 20 livros mais importantes e as 15 palestras mais impactantes e criei um programa de desenvolvimento pessoal que se aplica para qualquer tipo de desafio, sonho ou projeto. A pessoa passa dois meses comigo, em um curso online que também tem aulas ao vivo e, nesse período, transmito o essencial de tudo o que aprendi nos meus 50 anos de vida e mais de 35 de carreira. O objetivo é ensinar a superar obstáculos, realizar sonhos e projetos, ser feliz e deixar um legado de contribuição e influência positiva para o mundo. Pode parecer muita coisa, e é, mas é perfeitamente possível. Eu fiz isso, eu tenho isso, e sei que posso ajudar os outros a fazerem também, a terem também. É algo possível e extraordinário, e é meu mais novo projeto e o considero uma excelente oportunidade para quem quer melhorar de vida.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.