Leia também:
X Conheça Ellem Barboza, a nova colunista do Pleno.News

Assessora de Silvio Santos fala de seu trabalho no SBT

Em entrevista, Maisa Alves conta trajetória desde a TVS e quer escrever livro

Virgínia Martin - 16/05/2018 09h00 | atualizado em 16/05/2018 10h37

“Quero escrever um livro contando sobre minha experiência. Será um livro curioso e engraçado”, diz Maisa Foto: Virgínia Martin

Maisa Alves é a executiva de confiança de Silvio Santos. Trabalha com o apresentador e empresário desde os 17 anos. E hoje é diretora da área de comunicações do SBT.

Formada em jornalismo com especialização em Marketing, a assessora de Silvio Santos já viveu várias fases da emissora. Na entrevista exclusiva que concedeu ao Pleno.News, ela fala dos bastidores, da família Abravanel e de como é Silvio Santos como patrão e como pessoa.

Tomada de decisão para a carreira de jornalismo
Por incrível que pareça, meus pais queriam que eu fosse advogada. Ao me inscrever para o vestibular, menti para o meu pai. Disse que eu iria cursar Direito. Na verdade, já estava decidida a ser jornalista. Na época, me inspirava em Sandra Passarinho (repórter da TV Globo Rio).

Quando anunciei em casa que havia passado nas provas, meu pai disse: “Ai que bom! Teremos uma advogada na família”. Retruquei: “Não. O senhor vai ter uma jornalista”. Ele levou um susto, mas acabou me incentivando ao me dar uma máquina de datilografar Olivetti e uma máquina fotográfica. E concluiu: “Já que você quer ser jornalista, que seja a melhor”. E fui atrás do meu sonho.

O caminho para o SBT
Entrei para trabalhar em TV com 17 anos. Lembro-me de que fui para a faculdade exatamente quando Silvio Santos ganhou a concessão da TV Tupi. Comecei a aula em fevereiro e em abril estava trabalhando na emissora, que foi inaugurada em 19 de agosto. Ou seja, minha estreia no trabalho foi antes mesmo da TVS ser inaugurada. Fiz parte de toda montagem. Minha primeira função foi como operadora de Telex.

Evolução na TV
Por Telex, eu mandava a programação da emissora para todas as afiliadas. Depois surgiu uma vaga para rádio-escuta no jornalismo. Em seguida, migrei para assistente de chefia de reportagem e fui desempenhando todas as funções na área.

E fui me especializando. Cursei pós-graduação em Marketing, que era algo que gostava. E surgiu a oportunidade de ser coordenadora do departamento de comunicação nos anos 90.

Hoje, cuido de toda comunicação do Silvio Santos. Penso como o SBT pensa, como o Silvio Santos pensa. Eu respiro o SBT. Até porque, estou aqui há muitos anos e faço parte das mudanças.

O programa Silvio Santos é um dos que rendem maior audiência no SBT, além de Ratinho e a Praça é Nossa Foto: Arquivo SBT

Como é trabalhar com Silvio Santos
Nós temos uma sinergia. Eu o conheço pelo olhar. Porque o assessor de comunicação que cuida da imagem de uma personalidade, não precisa nem conversar com ela. Basta perceber o que a pessoa está pensando e o que quer.

Sobre mudanças e novidades
Nós éramos, como TVS, uma emissora pequena, com poucos funcionários. Cada um de nós tinha várias funções. Por exemplo, eu trabalhava no jornalismo, mas nos finais de semana viajava com o Gugu para fazer shows na caravana do Viva a Noite (extinto programa de auditório apresentado por Gugu Liberato nos anos 80). Ou seja: todo mundo fazia tudo, todo mundo ajudava. Com o início e o desenvolvimento do SBT, a emissora foi se profissionalizando e cada um de nós tem a sua própria função.

Família Abravanel
Outra mudança significativa foi quando as filhas de Silvio Santos passaram a participar do negócio. E garanto que foi uma mudança muito boa. Além de serem jovens, elas tinham uma visão diferente, estudaram e se prepararam nos Estados Unidos, são todas formadas lá, com estágios em emissoras americanas.

A Daniela (terceira filha de Silvio Santos) fez estágio na CBS e nos trouxe uma visão muito boa. Ela meio que humanizou o SBT. A Patrícia já trouxe um significativo lado artístico. A Silvia também é ótima. Todas contribuem ao lado do pai.

A Íris Abravanel, esposa do Silvio Santos, também foi uma grande surpresa para todos nós. Ela se revelou e se tornou uma grande novelista. Todas as novelas escritas por ela dão excelente audiência.

Ritmo de TV
Quem trabalha em televisão precisa ter facilidade de adaptação. Porque a gente vive mudando. Entra um programa, sai outro. Você vive estreando um programa, contratando artista novo. Daí um artista sai para outra emissora… Já faz parte do nosso negócio. Então, se o profissional não tiver facilidade para esse tipo de mudanças, não se adéqua.

Gerenciamento de vida familiar e profissional
Tive uma fase em minha vida em que precisei me dedicar muito mais ao meu trabalho do que aos meus filhos. Eles estavam no ensino fundamental e eram administrados por motoristas e babás.

Eu estava investindo em minha carreira. Estudando e trabalhando muito. Quando percebi que estava deixando de curtir a adolescência deles, despertei; “puxei o freio” e passei a me dedicar mais à eles.

Para ser uma mulher plena
A mulher plena não consegue ser plena em tudo. A mulher que diz: “Eu consigo ser plena no meu trabalho, na minha casa…” não está sendo verdadeira. Não existe isso. Não tem como. Não somos a Mulher-Maravilha.

Eu amo minha profissão, amo trabalhar, amo o que eu faço. Busquei dar todo suporte para os meus filhos. Sei que sofreram, mas os dois hoje têm orgulho de mim, admiram a mãe. E foi minha filha quem me sinalizou: “Mãe, você está me abandonando”. Foi quando reconheci que ela tinha razão. Atualmente, ela tem 24 anos e trabalha como atriz aqui na emissora. Meu filho é empresário, tem 34 anos, é casado e me deu um neto.

Sou uma mulher realizada, resolvida. Tanto na vida pessoal, na vida familiar, como na profissional.

Respeito na profissão
Infelizmente, no nosso meio de televisão existe um preconceito muito grande sobre mulheres estarem à frente das decisões. Aqui no SBT, por exemplo, na direção só tem homem. Na Record e na Globo também.

O Silvio Santos não se inclui nisso. Até porque ele está rodeado de mulheres. Portanto, a partir do momento em que as filhas do Silvio e a esposa dele ocuparam esses cargos, algumas lideranças começaram a se abrir mais.

Projetos de vida
Quero continuar da forma como estou. E, em breve, quero escrever um livro contando sobre minha experiência. Será um livro curioso. Até comecei a esboçar algumas páginas. Vou abordar sobre o que acontece nos bastidores. Nada polêmico. Só coisas curiosas e engraçadas.

Seu trabalho no SBT
Eu faço todo o planejamento de comunicação dos produtos do SBT. Sejam novelas ou programas. Eu mantenho a imagem dos que já estão no ar.

Além disso, faço um planejamento de comunicação para aqueles que vão entrar. Preparo a forma de divulgar e como vamos trabalhar esse produto. Eu monto o planejamento e passo para o marketing. E trabalhamos de forma integrada.

Dificuldade
A maior dificuldade do meu trabalho é quando vaza informação sigilosa. Por exemplo, tem uma reunião de diretoria e comentamos algo como “vamos trazer o Boechat, da Band. Vamos conversar com ele”. No dia seguinte, você lê de algum colunista de televisão: “SBT tem interesse…”. Ou seja, alguém que estava ali dentro da reunião passou a informação. Isso é uma dificuldade tremenda.

Essa situação gera uma crise, um desgaste para descobrir quem é que passou a novidade para o jornalista. Depois é preciso lidar com o jornalista. Perde-se tempo com isso. Então, o maior desafio é você segurar a informação, não deixar que vaze.

Programas mais fortes
O que tem mais gás é o Programa Sílvio Santos. É imbatível aos domingos. Eu falo que os programas mais antigos, como a Praça é Nossa, do Carlos Alberto de Nóbrega, o Ratinho e o Sílvio Santos, rendem muito. E dos mais jovens, o que rende mais é o Danilo.

Em audiência, o Jogo dos Pontinhos ganha da Globo. O Danilo já ganhou muito da Globo. Tem filme nosso que ganha da Globo. A Praça É Nossa também ganha da Globo.

Deus
Sou cristã. Tenho muita fé em Deus. E costumo ir à Igreja Católica.

Leia também1 Conheça quem é o 'braço direito' de Silvio Santos no SBT
2 Temer defende Reforma da Previdência no SBT

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.