Leia também:
X O voto evangélico em 2018

Saudade

A saudade é a caverna da alma, o lugar da dor imensa

Yvelise de Oliveira - 29/05/2018 09h29

Ela que se esconde nos vãos dos porta-retratos, atrás das janelas, em uma música, nas sombras obscuras do entardecer. Apaga o sorriso, sufoca a alegria, trava a língua, amarga a boca. Não existe saudade doce. Ela é a mãe da amargura.

Brota de dentro, rompe as comportas mais altas e vaza lentamente pela menor fresta. A alma se perde no vácuo da dor. Ela insiste em terminar com a paz, a paz interior.

Não se aquieta, não se vai, não nos esquece; ao contrário, está sempre pronta a mostrar que está ali à espreita de um momento – só um momento – em que a alegria venha nos visitar.

A saudade é a caverna da alma, o lugar da dor imensa que, como ondas, nos afoga no mar que ela navega. Sombria, soturna, nos inunda com suas lembranças – mil lembranças – não se pode escapar.

Se a enfrentamos, nos deixa exauridos, entorpecidos, letárgicos. Deixa um gosto de água salobra na boca, um suor frio nas mãos, no meio do peito, na nuca, na fronte.

A saudade sai sorrateira, levando pedaços de você, da sua vida, que não podem ser resgatados.

Yvelise de Oliveira é Presidente do Grupo MK de Comunicação; ela costuma escrever crônicas sobre as suas experiências e percepções a cerca da vida. Há alguns anos lançou o livro Janelas da Memória, um compilado de seu material. Atualmente está em processo de finalização de uma nova obra, Suspiros da Alma.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.