Leia também:
X Opinião Pr. Lucas: O terrorismo do Evangelho

Opinião Yvelise de Oliveira: Segredos da Alma

Você se despedaça por dentro e embora o rosto pareça abatido, não há como explicar o que a alma sofre

Yvelise de Oliveira - 24/04/2018 09h17

Quando seu saldo bancário da vida está confortavelmente alto ou equilibrado, pode acreditar: vai ser pau puro pela frente.

O pior é que a gente não sabe que está feliz e em paz, porque problemas todo mundo tem, todo dia e muitas vezes mais de um, dois, três…

Só quando se leva uma cacetada mesmo, daquelas que o chão some e você mal consegue continuar respirando é que você descobre que “viver é perigoso”. Seja como for, o instinto básico de sobrevivência prevalece e mesmo atordoada e sem rumo certo você consegue reorganizar os seus pedaços, juntá-los e seguir em uma direção.

Qual?

Não importa. É preciso não cair, não ficar no chão, levantar-se a qualquer custo. Ser valente, durona ou mesmo sensata não ajuda muito. Você se despedaça por dentro e embora o rosto pareça abatido, não há como explicar o que a alma sofre.

Subitamente tudo fica preto e branco, as cores somem do seu referencial e nada, nada mesmo, consegue fazer você voltar do fundo do abismo sem fim em que você se
sente caindo; queda livre.

E assim, faz tudo mecanicamente… Come, trabalha, faz um rito de sorriso. Imita você mesma no agir, no falar. Mas você não está mais ali, nem lá, nem em lugar nenhum.

É o limbo, viver entre uma espécie de neblina entrevendo rostos e mãos que afagam e vozes que consolam sem resultado algum. Acordar de manhã é um pesadelo, porque o dormir induzido por remédios mergulha você na escuridão do sono sem sonhos, sem descanso. Apática, você empurra a comida pela boca e tenta aparentar que vai conseguir. Já está até conseguindo!

Na fragilidade de um vidro muito fino, você caminha com cuidado para não afundar de vez.

Então, perde algo que ama muito e o medo, cruel e traiçoeiro, mostra sua face como que avisando que pode doer muito mais, muito, muito mais. Ombros que se curvam, respiração curta e acelerada. Ninguém nota muito, mas você, sim, você sabe que não vai aguentar mais.

Não tente fugir, somente viva devagar e secretamente. Chore e espere. Vai haver outro e outro dia, é só você se agarrar a Deus, mesmo que não ache justo o que Ele está fazendo agora com sua vida.

Não resta mais nada a fazer, só mesmo confiar Nele.

Yvelise de Oliveira é Presidente do Grupo MK de Comunicação; ela costuma escrever crônicas sobre as suas experiências e percepções a cerca da vida. Há alguns anos lançou o livro Janelas da Memória, um compilado de seu material. Atualmente está em processo de finalização de uma nova obra, Suspiros da Alma.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.