Leia também:
X Opinião Ricardo Guimarães: De Benoni a Benjamim! – parte 2

Opinião Yvelise de Oliveira: Um novo amanhecer

Vou mudar o meu foco, ter uma nova visão. Vou reaprender a ser feliz

Yvelise de Oliveira - 20/02/2018 09h15

Decidi hoje, quando acordei, que seria este o primeiro dia de minha vida.

Vou mudar o meu foco, quero ter uma nova visão. Vou reaprender a ser feliz.

Eu sempre soube que a felicidade está onde nós decidimos que ela está. Mas no emaranhado das desilusões e perdas, não encontrei o caminho, não voltei ou não tive ânimo para voltar a incluí-la em minha vida.

Mas hoje será, para mim, um novo amanhecer. Já não tenho mais a minha linda casa branca, onde as flores e as árvores me faziam feliz.

Porque houve um tempo em que a vida ficou cinza, tudo preto e branco, e eu já não via beleza em nada.
Fui ficando melancólica e com uma sensação de distanciamento de tudo, fui entristecendo minha alma, obscurecendo meu espírito. Vendi a casa branca, ela que eu tanto desejei ter. Ela que eu construí e fiz mil planos de juntar minha gente e rirmos juntos: felizes. Só felizes.

Voltei ao meu apartamento…. Pensei que uma mudança tão radical me daria uma sacudida, me diria um: “acorde!!!”. Mas uma sombra assombrava minha alma, e eu apenas vivia, sorria, comia, dormia, sem estar ali. Sem minha chama interior brilhando em meus olhos. Pouco sorria e fui levando a vida. Mas hoje – sim, hoje – acordei e resolvi voltar a ser eu mesma. Gostar de gente, de música, de bichos, de pequenas coisas, como o gatinho de louça que o Daniel me deu… Fique feliz!

Retomar é muito difícil, eu sei, vou precisar apenas me focar nessa direção. Parar de pensar no que não tem solução, olhar em direção à nova estrada que eu vou construir com minhas mãos, meus pés, minha fé e minha força que vem de Deus.

Deus vai aplainar o meu caminho, vai estar comigo, eu sei. Neste difícil início, nesta decisão tão séria que tomei.

Vou olhar o mar e vou vê-lo verde azulado, vou ver o sol no céu azul e a praia com sua areia dourada. O verde das montanhas, o colorido das flores, o sorriso de meus netos. Vou voltar a sentir o cheiro da maresia, do milho cozido, da pipoca doce. O cheiro da comida boa que a Maria faz. O feijão cozinhando, a carne assada cheirando, o cheiro do bolo assando. São coisas assim, simples, que fazem parte da sua e da minha vida.

Você não sabe como é importante a sensação do beijo e do abraço de uma amiga, o colo da minha filha, dormir de mãos dadas com Lara, minha neta, acordar e ver meu marido dormindo e todos os meus gatos me esperando, me dando amor de graça.

Quando não estou feliz tudo mais que faz parte de mim fica distante, embotado. Eu mesma me saboto não querendo deixar a música da vida fluir em mim. Mas hoje vou esquecer todas as mágoas, tentar me livrar dessa dor constante, vou atravessar essa ponte porque ela está diante de mim e não posso adiar. Vou seguir.

Afinal, vou viver um novo amanhecer…

Yvelise de Oliveira é Presidente do Grupo MK de Comunicação; ela costuma escrever crônicas sobre as suas experiências e percepções a cerca da vida. Há alguns anos lançou o livro Janelas da Memória, um compilado de seu material. Atualmente está em processo de finalização de uma nova obra, Suspiros da Alma.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.