Leia também:
X Semana de definição

Cuidados para o banho do seu cão, em casa

Sempre há algo para aprender sobre a hora do banho de seu pet

Vinícius Cordeiro - 09/11/2017 10h30

Embora você possa achar que não há mais nada para aprender sobre banho e escovação de seu animal de estimação, seguir certos procedimentos irá melhorar e muito o resultado e tornar a tarefa mais fácil para você e seu animal.

A periodicidade de banho nos animais varia de acordo com sua espécie e raça (tipo de pelagem). Uma boa média é considerar banhos semanais em cães. Claro que, no caso de o animal se sujar excepcionalmente, essa frequência pode ser alterada. Cães de pelo longo demandam um banho mais frequente, bem como cães que vivem em casas, terrenos, quintais e que se sujem mais. Banho demais não é bom para o seu cão; assim, mantenha-o limpo escovando-o todos os dias e o banho poderá ser reduzido ao máximo.

Antes de começar o banho, proteja os ouvidos do cachorro com bolas de algodão. Separe os produtos para o banho, que devem ser xampus e cosméticos especiais para ele.

Na hora de secá-lo pegue uma toalha para auxiliar o secador, deixe o secador numa temperatura média, nem muito quente nem muito fria, e mantenha-o a uns 30cm longe do corpo do animal para evitar queimaduras. Eu sempre uso uma escova para auxiliar na secagem e desembaraçar os pelos; existem vários tipos de escova para cada tipo de pelo específico, escolha a melhor para o seu animal.

A escovação dos pelos é muito importante para manter uma limpeza básica do seu pet. É uma manutenção simples e que garante a boa saúde da pelagem, pois remove os pelos soltos. Antes do banho é recomendado fazer uma escovação, pois melhora a eficiência do xampu e dos cosméticos de tratamento.

Depois do banho, não se esqueça de retirar o algodão das orelhas. Depois de tirá-los você poderá limpá-las com muito cuidado com outro algodão limpo e seco. Atenção! Nunca coloque o algodão lá no fundo do ouvido e jamais use cotonetes.

 

Vinicius Cordeiro é advogado, ex-Secretário de Proteção Animal do Rio de Janeiro.
Bruna Franco é ativista, dirigente da ONG Celebridade Pet.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.