Leia também:
X Obrigação alimentar avoenga – uma subsidiariedade

Comportamento felino

O comportamento dos felinos varia de acordo com o temperamento de cada indivíduo

Vinícius Cordeiro - 15/02/2019 12h31


Se você já conhece os hábitos, gostos e manias do seu felino, saiba que é exatamente através da observação do comportamento deles que podemos verificar se eles estão saudáveis ou não. Ainda assim, é sempre bom relembrarmos os sinais de um gato saudável.

Todos os animais trazem heranças de seus ancestrais selvagens. No caso dos gatos domésticos, o instinto da caça ainda é muito forte, mesmo não precisando mais ir atrás do alimento. É por isso que eles são mais ativos de manhã cedo e à noite, característica do comportamento dos felinos.

O comportamento dos felinos varia de acordo com o temperamento de cada indivíduo, mas algumas atitudes são mais notadas em todos, como por exemplo, o sono. Gatos dormem em média dezesseis horas por dia, fazendo pequenos cochilos. Dessa forma, estarão descansados e prontos para qualquer ação inesperada.

Quando sentem o controle do seu ambiente, os gatos marcam cuidadosamente a sua casa através da marcação facial. Isto acontece sempre que seu gato esfrega a face nos móveis ou contra as suas pernas. Passar o corpo e se esfregar entre as pernas da pessoa é outro modo de expressar carinho e também é um sinal para outro felino que esteja por perto, pois nesse momento o animal libera um odor que somente outro gato é capaz de perceber. Assim, seu tutor estará demarcado.

Muitas coisas podem causar um desconforto emocional, afetando o comportamento do seu gato, como por exemplo: sempre que os móveis da casa forem movimentados, quando comprar mobiliário novo, quando fizer uma grande limpeza no ambiente, mudar a decoração, fizer alguns reparos… Tudo isto pode remover as marcações deixadas pelo seu gato fazendo com que ele deixe de se sentir seguro. Quando isto ocorre, o seu gato fica incomodado e pode mostrar sinais como se esconder mais, arranhar os móveis, ou fazer marcações com urina: na linguagem deles, isto é um sinal de desconforto.

O seu gato adora estar no controle. Se ele estiver fora de casa durante algum tempo (por exemplo, depois de uma visita à clínica veterinária), ele pode se sentir um pouco perdido quando voltar para casa, pois todas as suas marcações terão desaparecido durante a sua ausência! Ele simplesmente não vai reconhecer sua própria casa!

Provavelmente, a maior mudança pela qual o seu gato pode passar é mudar de casa. Depois de uma mudança, até você se sente um pouco perdido. O mesmo acontece com o seu gato! Entrar em uma casa com nenhuma das suas marcações nas paredes e nos móveis é muito incômodo para o seu bichano. Isto pode afetar seu comportamento e ele poderá se esconder mais, ou até mesmo fazer marcações urinárias ou arranhões em locais inadequados.

Se o gato estiver relaxado, com as orelhas eretas e o rabo baixo, é bem possível que ele comece a ronronar e pule no colo do dono para dar e receber carinhos. Esse é um dos meios de demonstrar satisfação e bem-estar. Infelizmente, o ronronar também pode significar alguma dor ou desconforto. É preciso estar atento.

É comum gatos darem pequenas mordidas durante as brincadeiras com seus donos ou entre eles mesmos. Na verdade, eles estão apenas treinando seu instinto de caça. Orelhas baixas e voltadas para trás indicam que o felino está com medo de alguma coisa e se sentindo ameaçado, podendo reagir de maneira agressiva. Nesse caso, os pelos ficarão eriçados, as ancas arqueadas, as garras expostas e o rabo esticado.

A maneira mais comum dos gatos marcarem território é através da urina. Roçar em objetos da casa, no dono, ou liberar odor são outras formas usadas também. Caso seu gato comece a apresentar comportamentos diferentes dos habituais, não deixe de procurar seu médico veterinário, pois seu animal pode estar com algum problema de saúde.

Vinicius Cordeiro é advogado, ex-Secretário de Proteção Animal do Rio de Janeiro.
Bruna Franco é ativista, dirigente da ONG ADDAMA e produtora executiva da ONG Celebridade Pet.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.