Você vai ver a Copa?

Por que mais da metade dos brasileiros não tem interesse na competição mundial?

Sergio du Bocage - 14/06/2018 17h00

Desde 1994, o instituto de pesquisa Datafolha realiza levantamento junto a nós, brasileiros, sobre o interesse pela Copa do Mundo. E o resultado, apresentado essa semana, não surpreende – 53% dos potenciais torcedores da seleção não tem qualquer interesse pelo Mundial da Rússia. Pela primeira vez, mais da metade dos brasileiros assumem essa posição.

E o que isso representa? Será que o brasileiro não gosta mais de futebol? Claro que não. Mas os escândalos envolvendo a política e a cartolagem, no Mundial do Brasil, ajudaram a tirar um pouco do brilho do esporte – aliás, de outras modalidades também. Some-se a isso o 7 a 1 Alemanha e a distância dos atuais jogadores conosco, torcedores daqui. Falta identificação.

E aí, lá vamos nós para 30 dias na esperança de que a seleção nos conquiste ao longo do torneio. Que não é fácil, já que depois dos três primeiros jogos teremos fases eliminatórias e basta um dia ruim para dar adeus à competição. Coisa de pouca emoção, né? Aí está o nosso Brasileirão de pontos corridos para provar o contrário (ou não…).

Aliás, falando de Campeonato Brasileiro, ele não para nas séries B, C e D. Culpa do calendário? Ou será que a própria CBF já previa que deveria manter o futebol atuante, para compensar essa falta de motivação com a Copa? Na Série A, jogos agora só em julho. Uma pena. As torcidas, em especial a do Flamengo, estão motivadas pelos bons jogos. O rubro-negro carioca está quatro pontos à frente e garantido na liderança por pelo menos mais duas rodadas. Logo atrás, Atlético-MG, São Paulo, Grêmio e Internacional brigam por posições. Está bem interessante. Ou estava, né?

Que venha a Copa!