Leia também:
X Dicas de Mestre #02

Qual é o melhor futebol do mundo?

O desempenho do Brasil é melhor nos jogos

Sergio du Bocage - 06/09/2017 11h06

Qual é o melhor futebol do mundo? / Foto: Adaptação

Começamos o mês de setembro com eliminatórias para a Copa da Rússia, sendo disputadas em todos os continentes. E aí acho que vale a questão. Somos mesmo o melhor futebol do mundo? E vou estender a questão para vocês discutirem: “Já fomos?”.

Eu vou responder: “Sim, já fomos”. De 1958 a 1970, quando soubemos aproveitar a existência de Pelé, tendo ao lado Garrincha e tantos outros craques, em 58 e 62. Ali, sim, foi o futebol-arte, coroado pela conquista de três Copas do Mundo, que nos mantêm, até hoje, na liderança desse ranking de títulos mundiais.

Mas e antes e depois? Eu respondo novamente: “Ninguém se compara à Alemanha”. E os números só confirmam isso. Vamos a eles?

O Brasil esteve em 20 Copas e chegou entre os quatro primeiros lugares 11 vezes – cinco títulos, dois vices, dois terceiros e dois quartos lugares. A Alemanha foi a 18 Mundiais, com 13 presenças entre os quatro melhores – quatro títulos, quatro vices (uma final a mais do que nós), quatro terceiros e um quarto lugar.

O desempenho do Brasil é melhor nos jogos: são 70 vitórias em 104, contra 66 vitórias em 106 jogos dos alemães. No confronto direto, foram duas partidas. O Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 na final da Copa de 2002. E a Alemanha… 7 a 1 na semifinal de 2014.

Antes de 58 tivemos 5 Copas, e a Alemanha ganhou uma. Depois de 70, mais 11. Os alemães ganharam três e nós, duas, assim como a Itália e a Argentina. Desde 2002, a Alemanha chegou sempre entre os quatro primeiros colocados.

Individualmente, é claro que tivemos jogadores melhores. Mas futebol são 11, não é isso que sempre dizemos? Então: qual é o melhor futebol do mundo?


Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.