Leia também:
X Inteligência Emocional na escola. Como lidar?

O campeão voltou. Será?

Fim de semana terá jogos decisivos pelos Estaduais. Não vai faltar emoção nos clássicos pelo país

Sergio du Bocage - 10/04/2019 12h40


Os principais campeonatos estaduais estão na reta final. A partir deste domingo, dia 14 de abril, teremos os jogos decisivos, em ida e volta, dando às torcidas uma primeira alegria na temporada. Para alguns, pode ser o único título do ano. Então, ao menos na minha opinião, o Campeonato Estadual tem valor. Esse papo de que vale nada é para quem fica de fora da decisão.

O Campeonato Baiano chama a atenção. Pela primeira vez na história os dois Bahia’s se enfrentam. O tricolor de Salvador encara o de Feira de Santana, que só decidiu o título uma vez, em 2011, e foi campeão em cima do Vitória. Ou seja, tem 100% de aproveitamento nas decisões do Baianão. Será que repete a dose, ou o Bahia repete o título de 2018?

No Rio Grande do Sul, pela 26ª vez teremos um Grenal decidindo o campeonato. A última foi em 2015 e deu Internacional, que só por isso tem vantagem nesse confronto: 13 a 12. A última vez que o Grêmio venceu o Inter na final foi em 2010. O Tricolor é o atual campeão. O Colorado não vence o Gauchão desde 2016.

Em Minas Gerais, mais um confronto conhecido e esperado – Cruzeiro e Atlético vão fazer a 23ª final da história, com ampla vantagem da Raposa – 13 a 8, com um título dividido em 1956. Nesses 22 anos de decisões, foram 49 jogos, com 19 vitórias do Cruzeiro e 18 do Atlético, que esse ano leva vantagem. O Cruzeiro é o atual campeão e esse ano ainda não perdeu um jogo sequer.

Em São Paulo teremos o clássico Majestoso. O São Paulo está de volta à final do Paulistão depois de 16 anos. Ele terá pela frente o atual bicampeão Corinthians, que tem grande vantagem no confronto direto. Mas em decisões, há equilíbrio. O Timão venceu cinco vezes, enquanto o Tricolor tem quatro títulos.

Por fim, um duelo esperado desde 2012. Flamengo e Vasco voltam a fazer a final. Será a nona entre eles, com ampla vantagem rubro-negra: 7 a 1. A única, e última vitória do Vasco em decisões de campeonato contra o Flamengo, foi em 1988. Depois dela houve cinco finais de Estadual e uma de Copa do Brasil. Como o atual campeão do Rio é o Botafogo, no Rio, com certeza, o título vai trocar de mãos.

Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.