Leia também:
X Como lidar com a amamentação?

Mais uma tentativa

Santos anuncia Jorge Sampaoli para 2019

Sergio du Bocage - 19/12/2018 11h01

No passado remoto, o futebol brasileiro contou com técnicos estrangeiros que fizeram sucesso por aqui. Mas faz tempo que um deles não consegue um título expressivo sequer. Aliás, se pensarmos nos mais recentes, nos principais clubes do país, veremos que poucos – até pouquíssimos – são os que resistem a mais de seis meses no cargo. Apesar de tudo isso, o Santos anuncia Jorge Sampaoli para 2019.

Não é um nome qualquer. Sampaoli já esteve na mira de Flamengo e Cruzeiro, mas não houve acordo. Este ano ele foi o técnico da seleção argentina na Copa do Mundo. O grande momento dele foi no Chile, onde brilhou à frente da Universidad de Chile e, depois, da própria seleção, quando conquistou a Copa América de 2015.

A questão é: vai dar certo? Até pode, desde que deem tempo para ele trabalhar. Escrevi, aí em cima, que quase nenhum, nas últimas tentativas, passaram de seis meses. Não só pelos resultados desfavoráveis como, também, pelo surgimento de propostas do exterior. Você acha que não vai surgir alguma para o Sampaoli em 2019?

O técnico estrangeiro tem dificuldades para trabalhar aqui, como um jogador que atua lá fora e volta para jogar no Brasil. Só que o jogador, em meio aos outros 10 titulares, acaba ganhando um tempo para se adaptar. O técnico, não! O resultado deve ser imediato. E aí o que acontece é que ele, que foi contratado em razão de seus métodos de trabalho, de suas crenças no futebol, se adequa à exigência do resultado, muda tudo o que pensava e pronto – o bolo desanda e dá errado.

Não estamos preparados para essa experiência. Torcedores, dirigentes, jogadores, outros técnicos e até a imprensa. Acho que o Sampaoli terá dificuldades nessa experiência no Santos. Seria muito bom que desse certo, pois carecemos de novidades por aqui. Mas, para piorar, agora, mundo afora, já não é incomum vermos técnicos demitidos por conta de tropeços.

Não está fácil pra ninguém!

Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.