Leia também:
X Como ficar bem em selfies?

CBF anuncia calendário de 2019

São muitas as mudanças, Brasileirão ganha destaque no fim do ano. Copa do Brasil termina em setembro. Uma boa iniciativa

Sergio du Bocage - 04/10/2018 14h27

A CBF anunciou, nesta quarta-feira (3), seu calendário para o futebol brasileiro de 2019. E com mudanças, inclusive em competições sul-americanas – essas datas não são definidas por ela -, que vão fazer com que a reta final da Série A do Brasileirão ganhe um pouco mais de destaque.

A principal mudança está nas finais da Copa do Brasil, que se este ano serão disputadas nos próximos dias 10 e 17 de outubro, e ano que vem serão dias 4 a 11 de setembro – novamente em dias próximos de datas Fifa, quando a Seleção Brasileira deverá estar reunida.

É claro que tudo vai ficar mais apertado. O intervalo entre as partidas de ida e volta das três últimas fases da Copa do Brasil passará a ser de apenas uma semana. Além disso, o Brasileirão vai parar para a disputa da Copa América, que acontece no Brasil de 14 de junho a 7 de julho. Isso significa que, na Série A, nas tais datas Fifa, não haverá paralisação. Ou seja, quem tiver jogador convocado terá prejuízo.

CBF divulgou o calendário de 2019 Foto: Lucas Mercon/Fluminense FC

Para o torcedor, uma boa notícia: os jogos noturnos vão começar, no máximo, às 21h30, 15 minutos mais cedo que o horário atual. Se isso tem a ver com a TV? Pode até ser. Atlético-PR, Bahia e Palmeiras ainda não fecharam contrato com a Globo para o ano que vem. E sem eles, muitos jogos talvez não sejam transmitidos, pois há um entendimento jurídico de que os dois clubes precisam autorizar determinada transmissão e não apenas o mandante, como outros alegam.

Pelo calendário, os campeonatos estaduais serão disputados de 20 de janeiro a 21 de abril – ou seja, pré-temporada mais curta que os tais 30 dias exigidos pela lei. A Copa do Brasil, assim como a primeira fase da Libertadores – onde vão estar alguns times brasileiros -, começa dia 6 de fevereiro. A Copa Sul-Americana será decidida dia 9 de novembro; a Libertadores, dia 23. E o Brasileirão, então, poderá seguir sem concorrência até o dia 8 de dezembro, quando teremos o fim da temporada.

O meio do ano promete ser confuso, mas o fim, quando teremos as decisões, vai permitir aos clubes uma dedicação melhor. Boa iniciativa!

Sergio du Bocage é carioca e jornalista esportivo desde 1982. Trabalhou no Jornal dos Sports, na TV Manchete e na Rádio Globo. É gerente de programas esportivos da TV Brasil e apresenta o programa “No Mundo da Bola”.

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.