Leia também:
X A virada do ano

O ano da bondade do Senhor

O ano de 2018 será coroado o ano da bondade para você; e as pegadas do Senhor vão destilar fartura

Ricardo Guimarães - 26/12/2017 10h15

“Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura” (Salmo 65:11).

Neste final de ano quero fazer uma declaração profética sobre o próximo ano. Não é uma declaração baseada em algo que nós mesmo faremos, mas é a visão de Deus para nós. Este será o ano coroado com a bondade do Senhor e, nessa bondade caminharemos pelas veredas que destilam fartura e abundância.

Preste atenção nesse texto, do Salmo 65. Há três palavras chaves nele: coroar, bondade e fartura. Vamos entender o sentido delas no hebraico para compreender como desfrutaremos de um ano coroado da bondade de Deus.

A palavra “atar”
A palavra coroar no hebraico é “atar” que significa cercar, rodear. Então a coroa aqui não é necessariamente algo que se coloca na cabeça, mas algo que nos cerca ao derredor. Ser coroado de bondade significa ser cercado com e envolvido pela bondade de Deus.

A palavra atar também pode significar proteção. Seremos rodeados pela bondade de Deus para proteção. Neste novo ano você será marcado por Deus para proteção.

“Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência” (Salmo 5:12).

Nesse versículo, do livro de Salmos, a palavra cercar é “atar” no hebraico. Veja que aqui ela é traduzida como cerca de proteção, porque somos protegidos como que por um escudo. Benevolência poderia ser traduzido como favor. Ter o ano coroado de bondade significa desfrutar da proteção de Deus por causa do seu favor.

A palavra “tov”
A palavra bondade é “tov” no hebraico. “Tov” significa bom ou bondade.

Este ano será coroado por Deus. E, cada dia, cada semana e cada mês serão coroados de bondade. Davi disse que a bondade e a misericórdia os seguiriam todos os dias da sua vida.

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23:6).

Você precisa estar consciente dessa bondade. Estar consciente de algo é ter completa certeza. Se você tem certa quantia de dinheiro, na sua conta, sabe disso, está consciente disso, por isso, conta com aquele dinheiro como certo. Esteja consciente da bondade de Deus a cada dia e então veja o que ela fará por você.

Como podemos desfrutar dessa bondade? No verso 4, do Salmo 65, lemos sobre como podemos nos posicionar debaixo dessa bondade.

“Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa — o teu santo templo” (Salmo 65:4).

A bondade é encontrada na casa de Deus. O Senhor vai coroar o ano com a sua bondade; mas essa bondade fluirá da vida da Igreja. Invista tempo para adorar, receber a Palavra e contribuir para o crescimento da Casa de Deus.

A palavra “deshen”
O sentido primário da palavra “deshen” é abundância, gordura, fartura e fertilidade. A bondade de Deus será prosperidade e abundância na sua vida.

Mas a palavra “deshen” também tem outro significado muito interessante; significa cinzas. Os dois sentidos parecem não ter nenhuma relação um com o outro, mas eu creio que há uma ligação espiritual.

Na oferta pelo pecado o animal era queimado fora do arraial até as cinzas.

“Mas o couro do novilho, toda a sua carne, a cabeça, as pernas, as entranhas e o excremento, a saber, o novilho todo, levá-lo-á fora do arraial, a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará sobre a lenha; será queimado onde se lança a cinza (Levíticos 4:11-12).

O que significam as cinzas? É o resultado de queimarmos uma substância até que ela não possa mais ser queimada. Significa que o julgamento veio sobre ele e esse julgamento foi exaurido, não havendo mais nada para ser julgado e condenado pelo fogo. A cinza fala de um uma obra completa, totalmente consumada.

O fogo morre quando a substância se transforma em cinzas. As cinzas representam o fim, a consumação. As cinzas são a lembrança do que o Senhor declarou na cruz: “Está consumado!”. Ele recebeu todo o juízo. Não há mais nada para ser julgado.

Creio que a relação entre fartura e as cinzas da obra consumada são claras. Em II Coríntios 8:9 lemos que o Senhor se fez pobre, na cruz, para que pela sua pobreza nos tornássemos ricos.

“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (II Coríntios 8:9).

A base da prosperidade é a grande troca do Calvário. Quando entendo o sentido das cinzas, eu desfruto do perfeito suprimento de Deus.

Por fim, lemos que são as pegadas do Senhor que destilam fartura. Se Ele deixou pegadas é porque Ele está adiante de nós, Ele vai à frente. O Senhor quer que sigamos suas pegadas. E se as suas pegadas destilam prosperidade, então coloque os seus pés ali.

Há um texto na Palavra de Deus onde as palavras “tov” e “deshen” aparecem justas. Está no livro de Isaías.

“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares (Isaías 55:2).

Quando comemos o que é bom (tov) nós nos deleitamos com finos manjares (deshen). Sempre que provamos da bondade, o resultado é fartura e prosperidade.

Mas isso só acontece quando ouvimos atentamente. Então, invista tempo ouvindo, lendo, meditando na Palavra. Não ouça apenas uma vez, continue ouvindo para que a fé flua no seu coração. A ordem do Senhor é apenas essa: “ouça atentamente!”. Quando ouvimos, provamos a bondade e o resultado é prosperidade e fartura.

O ano de 2018 será coroado o ano da bondade para você; e as pegadas do Senhor vão destilar fartura.

Ricardo Guimarães é fundador e pastor presidente da Igreja Videira no Rio de Janeiro. É formado em Teologia com especialização em Homilética e Clínica Pastoral e também possui doutorado pela Faculdade de Teologia Filadélfia – Recife. Na década de 90 levantou a bandeira do movimento nacional pela pureza sexual do jovem e do adolescente, conhecido como “Quem ama Espera”.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.