Leia também:
X Atividades essenciais

Será que os ataques a Israel apontam para Gogue e Magogue?

O que significa Gogue e Magogue? Que termos são esses?

Renato Vargens - 13/05/2021 11h20

Será que os ataques a Israel apontam para aquilo que a Bíblia chama de “Gogue” e “Magogue”? Foto: Pixabay

Tratar de temas escatológicos não é nada fácil. Tentar explicar alguns textos bíblicos relacionados ao “escaton” implica humildade diante da complexidade da Palavra de Deus que trata sobre os últimos tempos.

O capítulo 20 de Apocalipse, por exemplo, é um dos mais complexos e “polêmicos” de todo o livro. Na verdade, não existe unanimidade entre os estudiosos acerca da sua real interpretação, visto que as três principais linhas de interpretação relacionadas ao milênio (como o amilenismo, o pós-milenismo e o pré-milenismo) enxergam tanto o texto como o tema de formas distintas.

Os pré-milenistas, por exemplo, acreditam que o milênio relatado no capítulo 20 de Apocalipse sucederá cronologicamente a segunda vinda de Cristo, descrita no capítulo 19. Contudo, os amilenistas (entre os quais eu me incluo) defendem o fato de que o capítulo 20 de Apocalipse é o início de outra seção paralela, e não uma sucessão cronológica do capítulo 19. Nessa perspectiva, o milênio antecede a segunda vinda de Cristo, não a sucede.

Aliás, vale a pena ressaltar que o livro do Apocalipse está organizado em sete seções paralelas e progressivas, ou seja, a mesma história é contada e recontada com perspectivas diferentes, de modo que a narrativa vai se tornando mais intensa e detalhada conforme avançamos para o final do livro.

Agora, o que significa Gogue e Magogue? Que termos são esses? Em primeiro lugar, é importante que entendamos que Gogue e Magogue são palavras descritas pelo profeta Ezequiel (Ez 3839) e por João, no livro do Apocalipse (Ap 20:7-10). Elas fazem referência ao conflito final entre as forças satânicas e o povo de Deus.

Veja bem, existem muitas interpretações e teorias acerca desse fato específico, o que acaba produzindo muitas divergências entre os estudiosos da doutrina que trata dos acontecimentos relacionados ao fim.

Há aqueles, por exemplo, que dizem que Gogue será um comandante russo que atacará Israel no futuro. Outros afirmam que Gogue seria um líder de um grande exército, vindo do Norte, que atacará a terra de Israel. Outros identificam Gogue como Guigues, um rei da Líbia conhecido nos textos acadianos do século 7 a.C. como um vassalo dos assírios, além, é claro, de outras tantas interpretações.

Particularmente, entendo que a expressão Gogue e Magogue se refere ao ataque final das forças anticristãs lideradas por Satanás contra a Igreja de Cristo. Segundo compreendo, ao final dos 1.000 anos (que é uma linguagem figurada), Satanás será solto para enganar as nações naquilo que denominamos grande tribulação, que será o período mais terrível da história, quando o dragão e seus aliados perseguirão duramente o povo de Deus (Ap 20:7-8).

João identifica Gogue e Magogue como “as nações que há nos quatro cantos da terra”, isto é, o mundo seduzido e enganado por Satanás e pelo anticristo, produzindo com isso uma grande e severa perseguição em âmbito global contra a Igreja do Cordeiro.

Quando chegar esse tempo, a Igreja de Cristo será perseguida em todo lugar. Contudo, a derrota dos inimigos será repentina e completa. As Escrituras nos ensinam, em 2Tessalonicenses 2:8, que Cristo, na manifestação da sua segunda vinda, matará o homem da iniquidade com o sopro da sua boca. Além disso, em Apocalipse 19:20, é dito que o anticristo e o falso profeta serão lançados no lago do fogo e enxofre, juntamente com Satanás, e serão atormentados por toda a eternidade (Ap 20:9-10).

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Míssil do Hamas mata criança israelense de 6 anos
2 Biden conversa com Netanyahu e espera que crise termine logo
3 Bolsonaro: 'Conclamo pelo fim de todos os ataques contra Israel'
4 "Coração partido", lamenta atriz israelense de Mulher-Maravilha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.