Leia também:
X Um presidente corajoso e um povo que o apoia

Se Deus é bom por que ele permitiu o coronavírus?

O pecado é a causa principal do surgimento de doenças, sofrimento e morte

Renato Vargens - 19/03/2020 10h15

Essa tem sido uma pergunta que muitos irmãos em Cristo tem feito. Na verdade, sempre que uma tragédia de grandes proporções acontece em algum lugar do mundo, ouvimos a indagação:

Por que isso? Por quais motivos Deus permitiu isso?

Pois é, tragédias são indescritíveis. Elas não têm hora para chegar, não pedem licença e, sem que as autorizemos, abruptamente invadem nossa vida, interrompendo sonhos, projetos e ideais. Digo mais: Tragédias nos provam, nos sacodem existencialmente, violentam a alma. Tragédias possuem a cruel capacidade de sugar de nossos corações a expectativa de um mundo melhor, coisa que o COVID-19 tem feito com eficiência e propriedade.

Infelizmente, a vida nos reserva momentos extremamente difíceis. Mesmo porque, existem instantes na caminhada em que a tragédia arromba as portas da nossa casa levando-nos ao pranto e desespero. Em situações como estas é comum o questionamento: “Por que, Senhor? Por que permitistes o coronavírus? Por que isso? Por que, sendo bom, permites tragédias como esse vírus que matou milhares de pessoas na China, Itália, Espanha e agora Brasil? O que fizemos para merecer tal coisa?”

Ora, não quero ser simplista em tentar explicar tragédias, até porque, nem sempre nos é possível fazê-lo. Todavia, as Sagradas Escrituras nos apontam um Deus Soberano que tudo sabe, tudo vê e que, entrelinhas, nos ensina a confiar exclusivamente Nele. Ademais, a Bíblia também nos mostra que, devido ao pecado de Adão, a humanidade e o mundo sofrem as consequências do pecado.

Isso mesmo: A queda da humanidade em pecado afetou tudo, incluindo o universo onde habitamos. Tudo na criação está sujeito à corrupção. O pecado é a causa principal do surgimento de doenças, sofrimento e morte.

Tudo bem, talvez você esteja dizendo: “Mas, será que Deus não poderia impedir o coronavírus? Afinal de contas, como vocês evangélicos dizem Ele não é bom?” – dirão alguns.

Sim. Deus poderia impedi-lo sim. Na verdade, em inúmeros episódios na história, devido à Sua bondade e misericórdia, Ele o fez. As Escrituras e os relatos de crentes de todas as gerações nos mostram isso. Contudo, Deus também usa tragédias e dores como um amplificador de Sua voz, cujo objetivo é mostrar aos homens a finitude da vida, bem como a necessidade de voltarmos ao Criador arrependendo e confessando os nossos pecados.

Por fim, concluo esse texto afirmando que o Deus revelado pelas Escrituras não é um déspota masoquista que tem prazer na dor e no sofrimento dos homens. Nosso Senhor usa as agonias e angústias da vida, no intuito de que a humanidade enxergue sua fragilidade, sua finitude, bem como seu estado de rebelião para com Ele. Entendendo assim a necessidade de voltar-se a Ele reconhecendo-o como único e suficiente Salvador.

Pense nisso!

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.