Leia também:
X O dinheiro na vida a dois

Qual será o destino final de satanás?

Satanás odeia a Deus e tudo aquilo que pelo Senhor foi criado

Renato Vargens - 08/07/2020 10h53

Infelizmente, alguns evangélicos atribuem a satanás um poder divinal. Na verdade, não são poucos aqueles que pensam que o diabo é inimigo de Deus, podendo opor-se a Ele. Ora, isso é um erro teológico grave, mesmo porque, satanás é um anjo caído, criado por Deus. Ele não pode em hipótese alguma opor-se ao Soberano do universo.

O que as Escrituras nos ensinam é que esse ser, que é nosso adversário e não de Deus (I Pedro 5:8), ao querer ser igual a Deus, pecou contra aquele que o criou. Por isso, foi banido do céu com a terça parte dos anjos. (Isaías 14:12-14; Ezequiel 28:13-17; Apocalipse 12:4,9)

Satanás odeia a Deus e tudo aquilo que pelo Senhor foi criado. O diabo odeia o homem feito a imagem e semelhança de Deus. Então, desde a sua criação, o tentador, tem feito tudo que pode para levar o homem a uma vida de pecado.

Talvez ao ler isso você esteja pensando com seus botões: “Eu já ouvi alguns dizendo que se o diabo quiser se arrepender, Deus o salvará, procede isso?”

Ora, quem defende isso é a Legião da Boa Vontade, uma seita não cristã cujos fundamentos bíblicos não estão na Palavra de Deus. Essa heresia na verdade é antiga. Isto porque, ouve um homem chamado Orígenes, que defendia a possibilidade de conversão de satanás. Todavia, essa aberração teológica foi condenada pelo sínodo de Constantinopla em 543 d.C.

O que as Escrituras nos ensinam é que ele é obstinado em sua maldade e que não expressa arrependimento. Ademais, as Escrituras nos revelam que não há arrependimento sem graça e misericórdia da parte de Deus. Isso nos mostra que o Eterno, em sua Soberania, decidiu que não haveria perdão para o diabo.

Além disso, a antiga serpente, o dragão, é arrogante, soberbo, prepotente e absorto em ódio. Na verdade, o que as Escrituras ensinam é que o destino final de satanás e seus anjos já foi decretado por Deus. No fim dos tempos, ele será jogado no lago de fogo e enxofre, onde sofrerá condenação eterna (Mateus 25:4; Apocalipse 20:10)

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.