O que é o Talibã e por que as pessoas querem fugir do Afeganistão?
Grupo, organizado por Mohammad Omar, prometeu restaurar a paz e a segurança no país
Renato Vargens - 17/08/2021 14h05

O mundo se encontra perplexo com a escalada de violência protagonizada pelo Talibã.
Na verdade, ao ouvir e ver as cenas ocorridas em Cabul, talvez você esteja perguntando: Mas, afinal de contas, o que é o Talibã?
Na língua pashtun (o maior grupo étnico do Afeganistão), a palavra talibã significa estudante. Em 1994, ex-guerrilheiros pashtuns que participaram da expulsão de forças soviéticas, com o apoio dos EUA e do Paquistão, organizaram-se em um grupo.












Com base na Lei Islâmica, este grupo, organizado por Mohammad Omar, prometeu restaurar a paz e a segurança no país. Entretanto, quando tomaram o poder, na década de 1990, fizeram com que o Afeganistão se transformasse em uma espécie de emirado islâmico, cujas regras seriam baseadas na leitura que o Talibã fazia do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos.
De acordo com esta leitura, as mulheres seriam impedidas de sair de casa sem a companhia de um homem, o uso da burca seria obrigatório, além de elas serem proibidas de estudar e de trabalhar.
Vale a pena ressaltar que o Talibã teve uma participação direta no atentado contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, o que, por si só, já contribui para que haja preocupação e medo quanto ao futuro, tendo em vista a possibilidade de novos atentados.
![]() |
Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR. |
Leia também1 Após caos, tropas americanas assumem aeroporto de Cabul
2 Afeganistão: Jornalista da CNN reclama de pessoas sem máscara
3 Vídeo: Pessoas caem de avião dos EUA que deixava o Afeganistão
4 Malafaia lamenta situação no Afeganistão e critica Biden
5 Jordy relembra: Felipe Neto elogiou decisão de Biden sobre retirada de tropas