Leia também:
X Lei moral deve prevalecer sobre lei civil

O que a Bíblia ensina sobre o inferno e o lago de fogo e enxofre?

A Palavra do Senhor afirma que "Os perversos serão lançados no inferno"

Renato Vargens - 23/06/2020 10h25

Há pouco eu escrevi sobre o Novo Céu e a Nova Terra que será o destino final daqueles que foram salvos por Cristo. Hoje quero escrever sobre o destino eterno dos réprobos.

Pois é, num tempo onde o relativismo tem tomado conta de muita gente que em virtude disso tem negado o juízo de Deus, a Palavra do Senhor se contrapõe a isso afirmando categoricamente que “Os perversos serão lançados no inferno, bem como todas as nações que se esquecem de Deus.” (Salmos 9:17)

A Bíblia descreve esse lugar como um lugar terrível, de tormento e para aonde vão aqueles que não tiveram seus pecados perdoados por Cristo. A Palavra de Deus também ensina que na volta de Jesus todos os homens serão ressuscitados. Os justos para a Glória e os injustos para o castigo eterno (Mateus 25:31-46)

Veja por exemplo alguns versículos bíblicos que tratam da existência do inferno o que desconstrói de forma clara a ideia defendida por alguns de que o inferno não existe:

1. “Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes” Deuteronômio 32:22

2. “Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” Salmos 9:17

3. “Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno” Provérbios 5:5

4. “Eles, porém, não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno” Provérbios 9:18

5. “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem” Provérbios 27:20

6. “Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno” Provérbios 23:14

7. “Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo… Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” Mateus 5:22,29

8. “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” Mateus 10:28

9. “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje” Mateus 11:23

10. “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:18

11. “Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo” Mateus 18:9

12. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!… Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” Mateus 23:15,33

13. “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno” Lucas 10:15

14. “Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer” Lucas 12:5

15. “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio” Lucas 16:23

16. “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” Tiago 3:6

17. “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo” 2 Pedro 2:4

18. “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” Apocalipse 1:18

19. “E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra” Apocalipse 6:8

20. “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo” Apocalipse 20:14

Caro leitor, repare que além de Jesus, os apóstolos, a lei e os profetas apontam para a existência do inferno. Portanto, afirmar a sua inexistência além de ignorância teológica, pode significar também uma má intenção cujos propósitos visam encobrir uma multidão de pecados.

Agora, também é importante pontuar que assim como o céu não é o destino final dos crentes, o inferno não é o destino final dos ímpios.

Apocalipse 20 nos ensina que no dia em que os homens estiverem diante do Trono Branco, aqueles que não tiverem os seus nomes escritos no livro da vida, serão lançados no lago de fogo e enxofre. O verso 14 afirma que o inferno também será lançado, ou seja, todos aqueles que estavam em tormento por causa dos seus pecados, juntamente com satanás e seus demônios serão lançados nesse lugar de eterno sofrimento. Ademais, as Escrituras também deixam claro que tanto no inferno como no lago de fogo e enxofre, quem reina e governa não é o diabo, mas sim o Senhor que de forma Soberana tem controle sobre tudo.

O lago de fogo enxofre portanto será o justo destino da humanidade absorta em iniquidade e a única forma dos homens se verem livres do justo juízo de Deus, é confessando seus pecados a Cristo, arrependendo-se deles, experimentando assim de forma gratuita o perdão de seus pecados e a salvação de suas condenações herdando assim a vida eterna.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.