Leia também:
X A Semana de Moda de Paris e a aposentadoria de Jean Paul Gaultier

O mito de que o jovem evangélico não gosta de Teologia

Igrejas infantilizaram a mensagem banalizando o conteúdo do evangelho

Renato Vargens - 22/01/2020 10h30

Volta e meia eu ouço alguém dizendo que o discipulado feito com os jovens na igreja tem que ser mais light. Mesmo porque, jovens não gostam muito de estudar teologia. Baseados nessa premissa, algumas igrejas infantilizaram a mensagem banalizando o conteúdo do evangelho deixando de ensinar aos jovens verdades fundamentais da fé cristã. Ora, bem sei que existem muitos que não querem compromisso com Deus, todavia, nivelar a juventude evangélica por baixo é um grande equivoco.

Particularmente tenho pregado praticamente em todo país, nas igrejas e denominações mais variadas e tenho descoberto uma gama significativa de jovens e adolescentes ávidos por teologia. Nessa perspectiva, a “garotada” considerada “incapaz” por alguns, tem dado um “show” de conhecimento bíblico demonstrando com isso fome e vontade de conhecer a Palavra de Deus.

Pois é, apesar das loucuras do gospel tupiniquim, Deus pela sua graça e bondade tem promovido na juventude brasileira um “avivamento teológico”. Um despertar por conhecer a sua Palavra de forma profunda, o que de certa forma enche o meu coração de esperança. Portanto, os que afirmam que os jovens odeiam teologia alimentam um mito perigoso e extremamente prejudicial a fé evangélica no Brasil.

Diante do exposto deixo quatro conselhos aos pastores:

1. Invista em discipulado com os jovens de sua igreja.
2. Crie grupos e escolas bíblicas para estudarem juntos teologia.
3. Incentive a juventude da sua igreja a leitura de bons livros.
4. Promova debates, discussões e fóruns teológicos entre a garotada.

Pense nisso!

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.