Leia também:
X A verdade vos libertará: O tempo mostra quem estava certo

Deus ainda concede dons espirituais?

Eles não são dados apenas para a edificação de cada membro individualmente

Renato Vargens - 15/06/2020 10h28

Pastor, por favor me esclareça uma coisa: O senhor acredita na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo?

Antes de responder essa pergunta penso que seja importante que definamos o que é um dom espiritual.

“Um dom espiritual é uma habilidade especial que o Espírito Santo dá a cada membro do corpo de Cristo de acordo com a graça de Deus para ser usada na edificação da igreja.”

Vejamos alguns pontos importantes a serem observados sobre os dons espirituais:

1. Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo de Deus. Ora, em outras palavras, isto significa dizer que o Espírito é o agente responsável por conceder dons espirituais a igreja (1 Coríntios 12:1-11).

2. Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito aos membros do corpo de Cristo. O Novo Testamento nos ensina que cada membro do corpo de Cristo tem pelo menos um dom (1 Coríntios 12:12-31).

3. Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito gratuitamente a todo membro do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7; 1 Pedro 4:10).

Isto significa que:
a. Deus não nos dá dons como recompensa pela firmeza de caráter ou maturidade espiritual. Ele nos dá dons somente em virtude da sua graça. (Romanos 12:6).

b. Dons espirituais não são recompensa por nossa fidelidade especial na caminhada da fé. Dons espirituais são distribuídos por Deus de acordo com a sua vontade soberana.

4. Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito com vistas a edificação da igreja.

Todas as afirmações significativas que o Novo Testamento faz sobre os dons (Romanos 12; 1 Coríntios 12; Efésios 4), estão relacionadas ao corpo de Cristo e à sua edificação. Os dons espirituais não são dados apenas para a edificação de cada membro individualmente, mas para o bem de todos (1 Coríntios 14:2-5,26; Efésios 4:12).

Isto posto e esclarecido, vamos a pergunta sobre a contemporaneidade dos dons. Será que eles existem mesmo? Aos que me indagam eu respondo dizendo que sim.

Veja por exemplo o que Paulo diz a respeito dos dons espirituais: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Coríntios 12:1). – Os termos que a Bíblia emprega para os dons espirituais descrevem a sua natureza. “Dons espirituais”, (gr. pneumatika, derivado de pneuma, “espírito”). A expressão refere-se às manifestações sobrenaturais concedidas como dons da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum. Paulo assevera que esses dons fortalecem espiritualmente o corpo de Cristo e aqueles que necessitam de ajuda espiritual (Romanos 12:6; Efésios 4:11; 1 Pedro 4:10).

Prezado leitor, creio nas Escrituras como a infalível palavra de Deus e em virtude disso sou tomado pela convicção que muitos dos dons continuam sendo dados à igreja de Cristo. Além disso, afirmo sem titubeios que Deus é infinitamente poderoso para ainda hoje derramar sobre nós o seu Espírito e conceder graça, virtude e dons aos santos da mesma maneira como fez no passado.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.