Leia também:
X Raio X do Congresso Nacional

Como identificar se o seu pastor está pregando heresia?

Veja sete questões que poderão auxiliar o cristão a discernir se o ensino pregado é heresia

Renato Vargens - 04/02/2021 12h08

Os nossos dias têm sido marcados pela multiplicação de heresias. Na verdade, existe um número significativo de líderes que, por questões espúrias, têm fabricado as mais variadas distorções teológicas. Nessa perspectiva, torna-se fundamental que o crente em Jesus aprenda a diagnosticar se o ensino defendido pelos seus pastores de fato é um ensino bíblico. Pensando nisso, resolvi elencar sete questões que, se observadas, poderão auxiliar o cristão a discernir se o ensino pregado é uma heresia ou não.

1. Aquilo que o seu pastor está pregando tem base bíblica, ou ele está anunciando aquilo que acredita ser uma revelação espiritual? Lembre-se: nenhuma revelação pode sobrepujar os ensinamentos das Escrituras. A Bíblia deve ser a nossa única e exclusiva regra de fé e nada, absolutamente nada, pode sobrepor-se a ela.

2. O texto usado pelo seu pastor está dentro do contexto? Cuidado com interpretações doutrinárias fundamentadas em versículos isolados. Heresias costumam surgir a partir de interpretações individualizadas e departamentalizadas das Escrituras.

3. O seu pastor tem usado textos do Antigo Testamento de forma alegórica? Cuidado! Interpretar as Escrituras alegoricamente é bastante perigoso. Muitas das heresias disseminadas ao longo dos séculos surgiram devido ao fato de que alguns alegorizaram as Escrituras.

4. A fundamentação doutrinária usada pelo seu pastor está de acordo com o ensino geral das Escrituras? Cuidado com ensinos específicos que ferem a Palavra de Deus como um todo.

5. O seu pastor se considera um profeta ou apóstolo cuja palavra ou revelação está acima das Escrituras? Se a sua resposta for sim, lamento lhe informar, mas provavelmente o seu líder espiritual é um falso profeta.

6. O seu pastor tem colocado técnicas de autoajuda, conceitos da psicologia ou psicanálise acima das Escrituras? Cuidado! Nenhum ensino, método ou doutrina humana pode prevalecer sobre as Escrituras.

7. A mensagem que o seu pastor costuma pregar visa à glória de Deus ou não? Ela é humanista, ensimesmada e centrada no homem ou focada em Cristo? Lembre-se de que as falsas doutrinas jamais glorificam a Deus, e sim aos seus propaladores.

Caro leitor, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de não sabermos identificar heresias. Acredito também que isso se deva ao fato de, nos últimos anos, termos abandonado as Escrituras.

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia e que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Pense nisso!

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 26 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Existe algum problema de o cristão assistir à novela Gênesis?
2 Comunicado de assassinato
3 10 coisas que eu faria diferente se eu começasse a liderança de juventude de novo
4 10 características de um falso profeta
5 Por acaso, é pecado um cristão fazer uma tatuagem?

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.