Leia também:
X As tendências de moda mais incríveis para 2019!

As 3 lições da tragédia de Brumadinho

A vida é breve. Ela passa com uma rapidez enorme e numa velocidade espantosa

Renato Vargens - 13/02/2019 10h08


O Brasil ainda está chocado com a tragédia de Brumadinho. A morte de dezenas de pessoas, bem como o desaparecimento de centenas de brasileiros em virtude de um crime ambiental nos deixou absolutamente embasbacados.

A tragédia de brumadinho me faz pensar sobre a vida e sua brevidade. Isto posto, resolvi escrever três lições que esse episódio tem a nos ensinar:

  • A vida é breve. Ela passa com uma rapidez enorme e numa velocidade espantosa. Veja o que Tiago fala a respeito disso:

“Atendei agora, vós que dizeis: hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos como faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando” (Tiago 4:13-17).

  • A vida é incerta, dura e curta. Todos nós um dia enfrentaremos a morte. A questão é se estamos ou não preparados para ela. As Escrituras afirmam que todos os homens são pecadores e que, em virtude disto, todos estão condenados, a não ser que Cristo os salve da morte eterna, perdoando os seus pecados.
  • Todos nós estamos nas mãos de Deus. Pobres, ricos, brancos, negros, doutores, indoutos. Ele é quem controla tanto a morte quanto a vida, e nada foge ao Seu domínio.

Pense nisso!

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.