Leia também:
X As máscaras da esquerda seguem caindo

A diferença entre Estado laico e o laicismo

Muitos defendem o Estado laico, mas se confundem com as ideias de laicização que existem por aí

Renato Vargens - 20/10/2022 16h00

Diante do fato de inúmeras pessoas estarem falando nas redes sociais sobre a importância de um Estado laico, julgo que seja interessante que façamos uma clara distinção entre laico e laicismo.

Como todos sabem, Estado laico, secular ou não confessional é aquele que não adota uma religião oficial de modo que não existe envolvimento entre os assuntos de Estado e fé. Entretanto, o fato de o Estado não ter uma religião oficial não o caracteriza como um Estado antirreligioso.

O laicismo, ao contrário, caracteriza-se pelo Estado que assume uma postura de intolerância religiosa. Ou seja, a religião é vista de forma negativa e pejorativa.

Nessa perspectiva, enquanto o Estado laico defende a livre expressão religiosa, o laicismo tenta a todo custo calar a boca dos religiosos não permitindo com que estes emitam opiniões.

O que tentam imprimir no Brasil, não é o Estado laico, com o qual concordo. Antes, pelo contrário, a ideia do Estado e dos partidos políticos é instalar um estado antirreligioso.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.