CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X O que fazer para vencer o dia mau?

A ceia do Senhor não pode ser celebrada pela internet

Vale a pena ressaltar que o que fazemos pela internet não é culto

Renato Vargens - 06/04/2020 10h08

A ceia do Senhor que foi instituída por Jesus não é uma opção aos crentes, mas sim uma ordem. Veja por exemplo o que Lucas e Paulo dizem a respeito:

“Pois recebi do Senhor o que também entreguei a vocês: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto sempre que o beberem em memória de mim”. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.” (I Coríntios 11:23-30)

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22:19-20)

Por ser uma ordem de Cristo a ceia do Senhor não pode ser celebrada de qualquer maneira. Na verdade, existem algumas regras que devem ser observadas quanto a sua celebração como confissão de pecados, ser um cristão batizado e em compromisso com a igreja local discernindo como bem o corpo, além de que a celebração desta ordenança deve ser presencial.

Pois bem, pelo fato de estarmos em quarentena o que impossibilita a reunião do povo de Deus, vi pastores e igrejas fazendo a ceia do Senhor pela internet. Ora, da mesma forma que não é possível fazermos culto pelas redes sociais, não é possível celebrarmos a ceia do Senhor por um fato único. Tanto o culto solene como o partir do pão segundo as Escrituras relaciona-se à união PRESENCIAL da ASSEMBLEIA DOS SANTOS.

Vale a pena ressaltar que o que fazemos pela internet não é culto e sim pregar a Palavra de Deus, nutrindo no coração dos crentes a bendita esperança de que em breve e de forma presencial estaremos juntos em união, celebrando a Cristo na ASSEMBLEIA SOLENE onde pela graça de Deus poderemos participar da mesa do Senhor. Contudo nesse momento devemos seguir juntos, confessando nossos pecados, bem como clamando ao Eterno bondade e misericórdia.

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 24 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes.
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo